Muito utilizadas em diversas aplicações de rastreamento de ativos e produtos e também em meios de pagamento sem contato, as tecnologias RFID e NFC vem aumentando sua participação no comércio varejista em diversas aplicações, tais como, rastreamento de ativos, estoques, identificação e relacionamento com clientes. No entanto, a sua adoção vem sendo postergada em muitos casos porque o sistema de gestão não está preparado para receber corretamente as informações coletadas por esta tecnologia.
Visando oferecer um sistema de gestão moderno e pronto para as demandas de inovação, a Sispro acaba de anunciar a liberação da compatibilidade do sistema ERP Sispro Varejo com as tecnologias RFID e NFC. O anúncio visa atender a uma preocupação dos varejistas que planejam investir em RFID mas temem que seus sistemas de gestão não estejam preparados para se integrar com os dados coletados das tags. Mesmo que os leitores possam fazer a leitura e enviar os dados para os sistemas de gestão, estes precisam considerar a formatação das informações a serem recebidas. Há diversos depoimentos de varejistas que precisam mudar de ERP porque seu antigo sistema não possuía a capacidade de comunicação em rádio frequência proporcionada por estas tecnologias.
Além do controle de ativos e estoques, as tags RFID estão possibilitando diversas aplicações no Varejo. Uma das utilizações da tecnologia RFID está no check-out, onde ela permite a leitura imediata dos itens no carrinho e realiza a soma dos valores da compra. A rastreabilidade dos produtos com identificação RFID também possibilita acompanhar a vida útil dos itens do estoque e ativos, incluindo acompanhamento dos períodos de manutenção de produto vendido com garantia estendida.
As equipes de marketing das lojas também estão atentas à sua capacidade de criação de ações para cativar e fidelizar clientes. “Em tempos bicudos ou não, manter o cliente sempre é um desafio que deve estar no plano das empresas varejistas. E quando uma tecnologia permite isso, os sistemas de BackOffice devem estar preparados para atender a esta evolução”, comenta Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro Software Empresarial.
Além destas aplicações, ambas as tecnologias permitem uma série de outras ações de marketing no Varejo. Elas podem ler as curvas de calor produzidas pelas pessoas nas áreas mais frequentadas da loja, possibilitando reposicionar produtos e serviços, além de contabilizar a quantidade de clientes nestas áreas. Em uma livraria, por exemplo, o atendimento pode oferecer informações adicionais sobre uma obra logo que um cliente tenha acabado de consultar o preço no terminal.
Dotados de capacidade de localização por NFC (Near Field Communication) e Bluetooth o lojista pode uma aplicação que pode identificar onde um cliente já fidelizado e cadastrado se encontra no estabelecimento, sem a necessidade de habilitar o GPS no smartphone. Ao ser identificado – isto sempre que o cliente autorizar – ele pode receber também mensagens SMS com sugestões de ofertas e outras campanhas.
“Muitas ações são possíveis”, avisa Lourival Vieira. “Outros benefícios das tags RFID estão posicionando a gestão do Varejo em um patamar de nível global. Além das ações de relacionamento com o cliente serem um grande motivador, as tags RFID permitem 99,99% de precisão do inventário, o que sempre foi uma das atividades que mais trouxe problemas para o setor, uma vez que o inventário, na maioria dos casos, era por amostragem. Logo, não era preciso”, destaca o executivo.
Mais informações: http://www.sispro.com.br