A
GS1 Portugal promoveu com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira mais um workshop de Esclarecimento sobre o Novo Regime dos Bens em Circulação (Decreto-Lei 198/2012, 24 de agosto), em 23 de setembro, no Hotel Marriott, em Lisboa, desta vez voltado somente para o setor da Saúde.
Com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e os patrocínios de empresas do setor, o evento contou com a presença de mais de 150 profissionais da saúde.
Para o diretor-executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, "este (terceiro) workshop de esclarecimento sobre as novas regras relativas aos documentos de transporte, voltado exclusivamente à Saúde, foi um dos mais concorridos. Pelo tipo de questões apresentadas, pela elevada participação e pelo incansável apoio nos esclarecimentos de Manuel Cecílio, da Direção de Serviços de Formação da AT, posso afirmar que foi um sucesso. Cumpriu todos os objetivos".
Entre os diversos participantes, estiveram entidades hospitalares (30%), operadores logísticos (5%), Farmacêuticas (45%) e Associações (5%), mas também alguns quadros e membros do próprio regulador, o INFARMED, e do Ministério da Saúde.
O regime entrou em vigor em 1º de julho de 2013 e prevê a aplicação de sanções já a partir do dia 15 de outubro.
Nesse sentido, e tendo em conta as especificidades da cadeia de valor da Saúde, o workshop cumpriu seu objetivo: esclarecer as (muitas) dúvidas dos profissionais do setor sobre o novo diploma, que estabelece regras que asseguram a integridade dos documentos de transporte e um controle mais eficaz dos mesmos por parte da AT.