O projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi lançado nacionalmente na segunda-feira, 18 de novembro, em Porto Alegre. A
GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação é uma das apoiadoras do projeto e acompanhou o evento no Centro de Eventos do hotel Plaza São Rafael, na capital gaúcha.
João Carlos de Oliveira, presidente, Virginia Vaamonde, diretora de Marketing e Relações Institucionais, Ana Paula Maniero, coordenadora da área de negócios, e Frederico Coelho, coordenador de comunicação, representaram a GS1 Brasil na solenidade.
O projeto da NFC-e é uma alternativa totalmente eletrônica para os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo, reduzindo custos de obrigações acessórias aos contribuintes, além de possibilitar o aperfeiçoamento do controle fiscal pelas administrações tributárias.
Participam do projeto piloto da NFC-e representantes de Secretarias de Fazenda Estaduais dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe, da Receita Federal e de um grupo de 32 empresas voluntárias, representativas de distintos segmentos do varejo.