Em 30 de junho, as regras existentes de alocação de GTIN passaram por uma transição, para um novo padrão. Tais mudanças farão com que o gerenciamento de GTINs se torne mais fácil e mais intuitivo para o varejo.
Durante anos, as empresas de diversos setores ao redor do mundo têm aplicado regras padronizadas para tomar decisões fundamentais sobre a identificação do produto, usando GTINs. Com o tempo, no entanto, as regras de alocação GTIN tornaram-se difíceis de trabalhar e com ambiguidades. Isto resultou em uma crescente falta de conformidade dos setores e custos adicionais desnecessários com relação a alocação de GTINs.
O novo Padrão GS1 de Gerenciamento de GTIN ajuda a abordar estas questões. O novo padrão foi organizado em torno de um conjunto de princípios claros de negócios e apresentados em um formato fácil de entender, tornando o padrão mais simples para as empresas e mais fácil de compartilhar e explicar.
O novo padrão é composto de 10 regras, simplificado de 46 regras antigas. Apesar de simplificado, não há nenhuma grande mudança à lógica de gestão do GTIN. A J.M. Smucker Company é prova disto. Recentemente, a empresa aplicou as novas regras de gestão do GTIN ao avaliar mudanças de identificação necessárias para 125 de seus produtos.
"O novo padrão tornou mais fácil a tomada de decisões e a comunicação dessas decisões em toda a organização com economia de tempo e dinheiro para a nossa empresa", disse Lori Bigler, Diretor na J. M. Smucker Company. "Usando as novas regras, a avaliação de alocação de GTINs de 125 produtos foi feita em minutos ao invés de dias."
A clareza e a coerência da nova norma é particularmente importante para as empresas que apoiam o comércio omni-channel.
"O novo Padrão GS1 de Gerenciamento de GTIN ajudará a indústria a obter a identificação única do produto desde o início", diz o CEO e Presidente da GS1 Miguel Lopera. "Isso vai proporcionar à indústria a estrutura necessária para futuros debates sobre pequenas variações em produtos que não exigem mudança de GTIN e são necessárias para apoiar experiências de compras através do omni-channel".
Os membros que desejam ficar compatíveis com o Padrão GS1 para a gestão do GTIN terão de começar a usar o novo padrão a partir de 30 de junho, mas a transição operacional para as empresas deve ser praticamente invisível.
Para mais informações sobre a Padrão GS1 de Gerenciamento de GTIN , visite www.gs1.org/gtinrules.