Dos processos logísticos à comunicação com o consumidor: o uso do QR Code Padrão GS1 pela HP no programa Smarter Packaging
Um programa global da HP denominado Smart Packaging, lançado na linha de impressoras multifuncionais, revolucionou com a aplicação de um código oculto na embalagem do produto, uma espécie de marca d’água, mas invisível ao olho humano. Isso se deve ao fato de que a impressão da embalagem não segue o método tradicional (como off-set, por exemplo), mas é digital.
O case foi apresentado pelo gestor de operações de negócios da HP, Rafael Rapp (imagem), durante o Summit 4.0, evento organizado pela GS1 Brasil, em maio, em sua sede na capital paulista. Ele mostrou como a decodificação do código pode ser realizada com leitor de códigos de barras ou por meio de aplicativo desenvolvido pela HP para smartphones. O código, serializável, é vinculado ao EPC/RFID, tecnologia que a HP emprega no Brasil há mais de uma década. Ou seja: cada produto possui uma identificação única e individual.
Para oferecer uma experiência inovadora ao cliente final, ao utilizar o smartphone para ler o código, ele é redirecionado para um site móvel com informações sobre o produto: manual da impressora (já que a empresa não fornece mais o folheto impresso), acesso ao site da HP, dados sobre como solicitar a coleta do equipamento para reciclagem, entre outros. “O conteúdo sobre a impressora agora é todo digital”, disse Rapp.
O código invisível também contém informações sobre o percurso do produto ao longo da cadeia de abastecimento. É possível determinar, por exemplo, para qual loja o produto foi vendido, o que pode ser útil em casos de roubo de cargas, por exemplo.
A empresa também adotou tecnologias como computação em nuvem e Big Data, usando o RFID como base. Dessa forma, implementou o programa de cadeia de suprimentos digital para monitorar toda a produção em tempo real. Além disso, a linha de cartuchos está completamente automatizada e recentemente foram introduzidos robôs para montagem de computadores e notebooks.
Desde 2017, estão sendo implementados os controles de vendas e manufatura que eram realizados em ambiente web também em aplicativos móveis. Assim, os funcionários podem acompanhar os processos por meio do celular. "Tudo isso é para manter nossa operação competitiva no Brasil. Precisamos adotar inovações para reduzir custos e manter a produção local eficiente", ressaltou Rapp.
Essa iniciativa contribui para 3 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
