Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGS1-128

Solicitar código de barras
​​​​​​​Esse código de barras pode conter todas Chaves de ID da GS1, e também as informações variáveis, como números de série, datas de validade, ou medidas e também de algo muito importante como o número de lote de produção.

É uma simbologia linear alfanumérico, com a vantagem de ser mais comprimida que outras tecnologias lineares.

O GS1-128 não pode ser utilizado para identificar itens cruzando um ponto de venda de varejo. Em vez disso, sua função principal está no setor de transporte e logística e no setor de saúde.

Esse código assumiu grande importância nos últimos anos, devido aos requisitos crescentes de rastreabilidade mais rigorosa de produto. Uma etiqueta de transporte com um código de barras GS1-128 sobre o produto é o ponto central de qualquer sistema de rastreamento baseado em padrões globais.

O GS1-128 é flexivelmente configurável, tornando-o totalmente adaptável a uma grande variedade de necessidades e casos de uso. Pode ser lido com diversos leitores óticos a laser comercialmente disponíveis.

 
Atenção

Lembre-se: uma vez criado o código de identificação do produto, você jamais poderá alterá-lo.

 Entenda o padrão

 Benefícios

  • Identificar unidades logísticas e características associadas a estes: Este código permite incluir informações adicionais, como o número de lote, data de validade, embalagem, fabricação e informações logísticas, dimensões, quantidades, etc. Isso gera um aumento significativo de informações automatizadas disponíveis para as empresas;
  • Garante a rastreabilidade e a visibilidade do produto em toda a cadeia de abastecimento.

 Principais Características Técnicas

  • Alfanumérico: Permite a codificação de números, letras e caracteres especiais;
  • Portabilidade de dados de formatos fixos e variáveis por meio de AIs;
  • O código deve iniciar-se com o Caractere Duplo (StartC + FNC1), para garantir que seja o padrão GS1-128;
  • Diversos dados podem ser representados em um só código de barras;
  • A magnitude do código é escalonada entre 50% e 100%. Onde 50% representa um módulo de 0,50mm e 100% representa um módulo de 1,016 mm;
  • A magnitude recomendada para o SSCC AI (00) é de 50%;
  • A altura mínima das barras é de 32 mm (não inclui os números impressos abaixo das barras);
  • A largura máxima do código é de 165 mm ( 6,5 pol .) incluindo as margens de silêncio (ou margens claras);
  • Recomenda-se que os textos que não têm referência com as informações codificadas (ex. nome e endereço do remetente) tenham uma altura mínima de 3 mm;
  • Recomenda-se que as informações humano-legíveis relacionadas aos dados codificados na etiqueta (ex. código do produto, quantidade, lote) tenham uma altura mínima de 7 mm.

Impressão do código de barras


A partir da numeração do item comercial (GTIN), você precisará gerar a imagem do código de barras para impressão. Há algumas alternativas: 
 

1ª opção

Caso tenha softwares e equipamentos de impressão de etiqueta ou embalagem, você pode fazê-lo internamente;




 

2ª opção

Caso tenha um fornecedor gráfico, encaminhe a lista com a numeração dos itens (GTINs);




 

3ª opção

Se optar por uma impressora comum, utilize o Cadastro Nacional de Produtos para geração do número e impressão das etiquetas.






A GS1 Brasil oferece a Plataforma de Negócios, onde é possível encontrar uma relação de empresas que fornecem serviços de impressão do código de barras. Pronto, agora sua empresa está preparada para vender seus produtos no varejo. 

 ‭(Oculta)‬ Filiação