Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGTIN

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Códigos e Padrões > Chaves de Identificação > GTIN - Número global do item comercial

O que é GTIN?

GTIN significa Número Global do Item Comercial. Se trata de um padrão criado e administrado pela GS1. É ele que aparece abaixo dos códigos de barras, amplamente utilizados no varejo físico para identificação de produtos. Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos. No mundo virtual, os canais digitais usam esses identificadores únicos para estabelecer a singularidade de um produto.


Benefícios do GTIN:

  • Requisito para acesso a novas plataformas de venda (Ex. Marketplace);
  • Maior visibilidade nos resultados de buscas;
  • Facilidade para encontrar os seus produtos em sites de busca e comparadores de preço;
  • Marketing mais efetivo;
  • Precisão nas informações.


Como o GTIN pode ajudar sua empresa no e-commerce?

Se você é fabricante ou varejista, vende produtos online e ainda não conhece o GTIN, está perdendo uma grande oportunidade de expandir os seus negócios. A maioria das marcas já utiliza e entende a importância do GTIN para identificação dos seus produtos on-line. Mas, será que vale a pena? Grandes nomes como Google Shopping, Amazon, Ebay, Marketplace Cnova, entre outros, entendem que o GTIN é essencial para ampliar o potencial de vendas.


Google Shopping

Desde maio de 2016, o Google Shopping tornou obrigatório o uso do GTIN para todos os produtos que são comercializados em suas plataformas nos seguintes países: Austrália, Brasil, República Checa, França, Alemanha, Itália, Japão, Países Baixos, Espanha, Suíça, Reino Unido e EUA. De acordo com o Google, os anunciantes do Google Shopping, por exemplo, constataram que quem aplicou os GTINs corretos aos dados dos seus produtos atingiram aumentos de até 20% nas taxas de conversão.

 

eBay

O eBay está seguindo o exemplo do Google Shopping a respeito do uso do GTIN. Eles afirmam que o uso do GTIN torna o produto mais competitivo nos resultados das pesquisas.

 

Amazon

A Amazon solicita o uso do GTIN para toda a categoria da moda, incluindo roupas, acessórios e calçados. Eles afirmam em seu site que o GTIN é a base para a criação precisa da página do produto.

 

Cnova

Desde o início de 2017, o grupo Cnova – administrador de grandes marketplaces como Extra, Ponto Frio e Casas Bahia – passou a exigir o GTIN no cadastro de novos produtos em sua plataforma. 


GTIN-14 – Estrutura

Indicador GTIN de itens contidos (sem dígito verificador) Dígito Verificador
N1N2N3N4N5N6N7N8N9N10N11N12N13N14

GTIN-13 - Estrutura

Prefixo GS1 de Empresa / Referência do item Dígito Verificador
N1N2N3N4N5N6N7N8N9N10N11N12N13

GTIN-12 – Estrutura

Prefixo GS1 de Empresa / Referência do item Dígito Verificador
N1N2N3N4N5N6N7N8N9N10N11N12

GTIN-8 - Estrutura (atribuído um-a-um)

Prefixo GS1-8 / Referência do item Dígito Verificador
N1N2N3N4N5N6N7N8