Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGS1-Datamatrix

Compartilhe:

GS1 DataMatrix

Ao contrário das outras simbologias GS1, o GS1 DataMatrix é uma simbologia bidimensional, que permite a codificação grande quantidade de informações em um espaço muito compacto. No entanto, ele não é planejado para ser utilizado em ambientes de ponto de venda de varejo “em todas as direções” e de grande volume, como supermercados, pois somente é compatível com aplicações cujos sistemas de leitura utilizem leitores baseados em câmera.


Um recurso particularmente digno de atenção do GS1 DataMatrix é que ele pode ser utilizado para aplicar marcações diretamente nos produtos, componentes ou peças individuais. Nesses casos, o código é gravado/impresso a laser diretamente sobre a superfície de um item, tornando-o indelével, mesmo sob condições operacionais adversas. Por exemplo, um GS1 DataMatrix aplicado dessa maneira pode ser utilizado na presença de substâncias como graxa em aplicações industriais ou para itens que
são expostos a elementos que podem gerar desgaste. Isso torna o GS1 DataMatrix totalmente adequado para aplicações cujas condições não permitem o emprego de códigos de barras convencionais, os lineares.

O GS1 DataMatrix está ganhando popularidade no setor de saúde, pois satisfaz muitas necessidades, otimiza os processos na cadeia da saúde aumentando a eficiência e consequentemente abre diversas oportunidades para melhorar a segurança do paciente.

Por exemplo, como ele pode conter números seriais, lote, datas de vencimento, que são informações variáveis guiadas por Identificadores de Aplicação GS1, podem ser codificadas em medicamentos. 
Além disso, devido ao seu tamanho compacto, um símbolo de GS1 DataMatrix pode se encaixar em quase todos os produtos para saúde.

No passado, os instrumentos cirúrgicos individuais não podiam ser rotulados automaticamente. Nos dias de hoje, um GS1 DataMatrix -pode ser marcado diretamente nesses instrumentos, simplificando, assim, seu rastreamento nos hospitais. Com base em sua popularidade, o GS1 DataMatrix- está sendo oferecido para uso em farmácias e em todos ambientes com leitura ótica de itens comerciais para controle dos mesmos.

 Entenda o padrão

Aplicações

 Benefícios

Os benefícios mais significativos da rastreabilidade de produtos no setor da saúde são:

• Garantia da segurança de pacientes e de profissionais de saúde;
• Controle dos custos de produção, operação, compras e de logística;
• Conformidade com as normas em vigor.

Os padrões de identificação globais e multissetoriais da GS1 proporcionam todos estes benefícios e contribuem para:

• aumento da confiabilidade da rastreabilidade física de produtos e materiais.
• redução do número de disputas entre parceiros da cadeia de suprimentos e otimização da coordenação de pedidos, recibos e faturas.
• eliminação de entradas em duplicidade.
• economia de tempo na preparação, expedição e recebimento de produtos.
• possibilidade da gestão dirigida e eficiente de recalls de produtos.
• maior confiabilidade e otimização de estoques
• melhoria da qualidade do serviço em unidades de prestação de cuidados de saúde.
• possibilidade da captura e registro automático de dados, para garantir a qualidade das informações.

 Cases Relacionados

  • Isofarma

    Projeto de identificação de doses unitárias de medicamentos realizado em parceria com a GS1 Brasil e Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Sírio-Libanês, Santa Joana Pro Matre e Hospital Moinhos de Vento.

  • Hospital Israelita Albert Einstein

    Visando a segurança do paciente, o Hospital Albert Einstein avaliou todo o ciclo do uso de medicamentos e estabeleceu três etapas específicas onde implementar pilares de segurança: pedido, dispensação e administração.

  • ABL Antibioticos do Brasil

    A ABL, Antibióticos do Brasil, iniciou projeto de controle de informações e rastreabilidade nos hospitais brasileiros, através da implantação dos códigos de barras padrão GS1 Datamatrix e GS1-128 em suas embalagens.

  • Hospital Moinhos de Vento

    Em 2011, o Hospital Moinhos de Vento (HMV), visando aprimorar a segurança do paciente, reduzir custos, assegurar uma melhor gestão do inventário e atingir a rastreabilidade introduziu o uso do código GS1 DataMatrix nos medicamentos.

 Vídeo: Benefícios em Ambiente Hospitalar

 Vídeo: Utilização na Rastreabilidade de Medicamentos

 Vídeo: Aumento da Segurança do Paciente