Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGS1-XML

GS1 XML

​​​​XML é um acrônimo para "eXtensible Markup Language". XML é projetado para a tro​ca de informações através da internet. Dentro GS1 conjunto de normas, o XML é utilizado para a Intercâmbio Eletrônico de Dados - GS1 eCom.

O GS1 XML é projetado de tal forma que o transporte de mensagens seja neutro. A ferramenta suporta mensagens confiável e segura através do uso de AS1, AS2, AS3, AS4 e ebMS, bem como outros protocolos de transporte. É muito simples para a troca de documentos GS1 XML usando qualquer solução ou perfil técnico, como Web Services.

 Como funciona

As normas são publicados como esquemas XML, definindo conteúdo e estrutura das mensagens. A mensagem real é trocada entre parceiros de negócios, na forma de documentos XML iminente.

Os esquemas são usados como base para criar as mensagens iminetes e validá-los. Cada um dos parceiros de negócios tem uma cópia do esquema XML padrão que define determinada mensagem. Quando a mensagem é gerada pelo sistema do remetente, ela deve ser validada com base neste esquema. Quaisquer possíveis erros devem ser corrigidos antes de enviar.

No lado do receptor a validação ocorre no ponto de recebimento do software de troca, antes que algum dado seja transmitido para o aplicativo de negócios dos usuários.​

Representação XML​​

 Mensagens

As mensagens GS1 XML são desenvolvidos utilizando a metodologia de modelagem de processos de negócio. Em primeiro lugar, o processo de negócio é descrito, incluindo a identificação dos dados de negócio que precisam ser trocadas entre as principais partes. Esta informação é então mapeada para as mensagens eletrônicas. Assim, as mensagens GS1 XML nem sempre são equivalentes de documentos de negócios de papel tradicionais.

As mensagens disponíveis no padrão GS1 XML abrangem as seguintes áreas da cadeia de abastecimento:

  • Mensagens de sincronização de dados que permitem o envio de informações sobre os atributos de item de comércio e apoiam a sua sincronização automática entre parceiros de negócios, utilizando a Rede de Sincronização de Dados Global (GDSN);
  • Mensagens utilizadas para encomendar produtos e responder a esta ordem;

  • Mensagens usadas para anunciar o envio de bens e confirmar o seu recebimento;

  • Mensagens solicitando o pagamento das mercadorias vendidas e informando sobre o pagamento a ser enviado;

  • Mensagens para planejamento e execução de transporte;

  • Mensagens de apoio de reposição automática de bens.

Os padrões GS1 XML suportam tanto Downstream (entre os fabricantes de bens de consumo e varejo) e Upstream (entre os fabricantes de bens de consumo e seus fornecedores de matéria-prima, embalagens, etc) de comunicação.​​​​​​