Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksEPC-RFID

Solicitar código de barras

​​​​​​​​​​​​​​O EPC, código eletrônico de produto, é um número único usado para identificar um item específico na cadeia de suprimentos. Este número é gravado em uma etiqueta de RFID composto por um chip e uma antena. 

O EPC agiliza os processos e permite dar maior visibilidade dos produtos por meio da disponibilização de informações com tecnologia mais avançada em relação ao que se alcança atualmente. 

Através do EPC não é feito apenas o rastreamento de um processo ou de uma empresa, mas de cada produto individual aberto a toda a cadeia de suprimentos.

Uma vez que o EPC é lido na etiqueta, ele pode ser associado aos dados localizados em um banco de dados seguro, como a origem do item ou a data de produção. Exatamente como o GTIN no código de barras do produto, o EPC é uma chave que contém a informação utilizada entre a Rede EPC. 

O EPC baseado em RFID serve para saber o código do objeto sem manusear o produto. Os conceitos da rede EPC são mais amplos, servem para compartilhar os eventos ocorridos com um determinado item. Com o RFID você identifica cada um dos seus produtos através do uso das chaves GS1 (como por exemplo um GTIN mais número serial, ou SSCC, ou GIAI, etc,). Isso permite levar o gerenciamento de inventário a um nível mais avançado.   

Identificação ao nível de item permite que você localize cada produto, individualmente, em qualquer lugar da cadeia, dando maior visibilidade do seu estoque e processos operacionais. 

Com uma informação precisa, você tem flexibilidade para atuar em tempo real – o que é vital para prover um serviço que os seus clientes omnichannel esperam.

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Visibilidade de toda a cadeia

Maior visibilidade dos produtos por meio da disponibilização de informações com tecnologia avançada.

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Precisão

Melhor precisão e integridade de dados.

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Captura eficiente

Captura de dados eficiente sem leitura direta e sem intervenção humana.

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Rastreabilidade ao nível do item

Permite que você localize cada produto, em qualquer lugar da cadeia.

 O que é RFID?

RFID se refere a Radio Frequency Identification, ou Identificação por radiofrequência, uma técnica onde ondas de rádio emitidas pelos leitores RFID, através de antenas, atingem etiquetas inteligentes, as TAGs, que por sua vez respondem informado um número único. Este número é demoninado EPC – Electornic Product Code, ou Código Eletrônico do Produto.

Algo similar a leitura de um código de barras, mas sem a necessidade de um campo visual direto com o produto. Muito mais rápido e que pode ser feita em grandes volumes, de uma única vez.


Características do RFIDPotencial OperacionalBenefícios
Não requer campo de visãoProcessos automatizadosRedução dos custos de mão-de-obra para leituras manuais
Evitar que um item não seja lidoA rede de leitores consegue identificar cada um dos itens automaticamente
Maiores níveis de precisão de inventário.
Possibilita a rastreabilidade, o que é difícil com códigos de barras normais
Capacidade de dadosPermite informações adicionais sobre um item (lote, validade...)Menor necessidade de integração de sistemas internos.
Melhor granularidade dos dados.
Maiores níveis de rastreabilidade e visibilidade dos produtos
Capacidade de regravaçãoAs etiquetas podem ser utilizadas como banco de dados portáteisMenor integração de sistemas.
Redução no armazenamento de dados
Velocidade de leituraMaiores velocidades de leitura, dado pelo fato de que itens são lidos simultaneamente Eliminação de processos manuais e trabalho devido a leituras repetitivas.
DurabilidadeEtiquete ativos ou itens retornáveis permanentementeElimina tempo envolvido nos processos de reetiquetagem


 Entenda o EPC/RFID

 Saiba mais


check_circle_fill.png Como os dados são armazenados na etiqueta? 
A estrutura dos dados para as TAGs é uma simples extensão dos padrões GS1 já utilizados amplamente no mundo. O EPC, é composto pelo GTIN, que nada mais é que o número do código de barras que o seu produto já dispõe, somado ao número serial, dando assim, a identidade única do item.

check_circle_fill.png Como as TAGs conversam com os leitores RFID? 
O padrão de interface aérea EPC ou ISO 18000-63 fornece todo o modelo de como as TAGs e os leitores RFID devem seguir para comunicar entre si, na prática, isso significa que se ambos são compatíveis com o padrão EPC, qualquer combinação de leitores e TAGs terão seu funcionamento garantido. Para que isso acontecesse, a indústria reduziu a variedade de equipamentos, se concentrando no uso de etiquetas passivas trabalhando em frequências ultra altas, ou UHF (variando nas faixas de 860 a 960 MHz de acordo com cada país).
 
check_circle_fill.png Como os leitores se comunicam com os sistemas da empresa? 
A última parte do padrão EPC define como os leitores enviam os dados capturados aos sistemas corporativos, garantindo principalmente a interoperabilidade da sua solução RFID. Isso permite uma comunicação eficiente e automatizada que pode percorrer todos os sistemas internos e empresas parceiras envolvidas.



 Componentes de um sistema RFID básico

Número EPC: Identificador global e único, utilizado para acessar os dados na rede EPC. Acomoda as informações do GTIN – Identificador Global de Item Comercial, que identifica os produtos no Sistema GS1.

Etiqueta EPC: É composta de um componente eletrônico (chip semicondutor) que tem o seu número de identificação gravado e um transmissor conectado a uma antena. As etiquetas podem ser confeccionadas em todos os tamanhos e formatos, com espessura tão fina que permite a aplicação na superfície dos produtos. Algumas têm a capacidade adicional de registrar novos dados.

Leitor radiofrequência: Emite ondas magnéticas que aciona a etiqueta RFID, permitindo que transmita de volta a informação armazenada no microchip. Decodifica, verifica, armazena os dados e se comunica com o computador.

Savant™ (atua como o sistema nervoso da rede): Também chamado de EPC Middleware, recebe o código pelo leitor, pergunta ao ONS onde encontrar informação sobre um produto, e então busca os dados na rede, conforme definido pelo ONS. 

Serviço de Nomeação de Objeto (ONS): Bastante semelhante ao Serviço de Nome de Domínio (DNS) da Internet. O serviço ONS traduz números EPC para endereços da Internet. Isso faz com que as consultas de informações baseadas em número EPC sejam remetidas para os bancos de dados que contenham as informações solicitadas. 

EPC-IS: Sistema de informação que mantém todos os dados EPC com regras de acesso, controle, autorização e autenticação. O PML – Physical Markup Language é o vocabulário definido em XML, que permite a consulta e a obtenção de dados relativos aos números EPC.

Middleware RFID: Sistema computacional responsável por controlar toda a rede de leitores RFID, coletar, filtrar e encaminhar as informações para os sistemas corporativos.

​​

Aplicação dos Padrões GS1

A GS1 Brasil tem diversos cases e materiais que poder apoiar sua empresa na correta aplicação dos Padrões GS1. Confia alguns cases.
​​​​