Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksEPC-Network

Compartilhe:

EPC Network

 
A GS1 EPC Network™ é um conjunto de tecnologias que permite a identificação por rádiofrequência automática e imediata dos objectos ao longo da Cadeia de Abastecimento e em qualquer ponto do mundo e possibilita a troca de informação em tempo real entre os parceiros comerciais sobre os objectos que estão a ser comercializados. Por outras palavras, a GS1 EPC Network™ pode também ser entendida como uma comunidade de parceiros comerciais interessados em capturar e partilhar os dados relacionados com o EPC™, utilizando as tecnologias de acordo com as Normas GS1.

A intenção da EPC Network™ é facilitar a visibilidade de ponta a ponta das mercadorias e ativos em uma cadeia de suprimentos de vários níveis.
Consequentemente, a GS1 EPC Network™ torna as organizações mais eficientes pela redução de problemas como a contrafacção, furtos internos e a ineficiência com impactos na produtividade e na rentabilidade.

 Componentes

Os componentes da GS1 EPC Network™ foram desenhados para trabalharem em conjunto e possibilitarem o máximo de visibilidade na Cadeia de abastecimento. Estes componentes são:

1.      EPC™ - Electronic Product Code;

2.     Tag EPC™:  Dispositivos RFID compostos por um chip e uma antena. O EPC™ único e inequívoco do objecto é registado na TAG que lhe está fisicamente apensa;

3.      Leitor EPC™: Dispositivo que faz a captura do EPC™ da TAG utilizando para o efeito ondas de rádio. Os leitores EPC™ estão colocados em pontos específicos para localizar e registar a movimentação dos objectos na cadeia de valor, ou apenas num circuito fechado;

4.      Middleware EPC™: Software que permite alertas e gere a informação básica da comunicação EPC™ Information Services (EPCIS) aos sistemas de informação existentes nas empresas;

5.      EPC™ Information Services (EPCIS): Norma GS1 EPC para a partilha de dados relativos a um EPC™ entre parceiros comerciais e é o componente principal que serve de suporte à GS1 EPC Network™, dado que oferece novas oportunidades de melhorar a eficiência, segurança e visibilidade na Cadeia de Valor global;

6.      Discovery Services: Conjunto de serviços de pesquisa que permitem aos utilizadores encontrarem a informação relacionada com um determinado EPC™ e solicitarem o acesso a essa informação através do ONS - Object Name Service.
EPC-Network2.jpg 


A GS1 EPC Network™ pode ser utilizada apenas entre dois ou por múltiplos elos da Cadeia de Abastecimento, produtor, distribuidor, operador logístico, comprador/retalhista, etc.

Assim sendo, cada um dos participantes da Cadeia de Abastecimento terá leitores EPC™ que capturarão os EPCs movimentados nas suas instalações.

O sistema, se for amplamente adotado, pode eliminar erros humanos na coleta de dados, reduzir os estoques, manter os produtos no estoque, reduzir as perdas e o desperdício e aumentar a segurança. A maior parte da estrutura e muitos dos componentes que suportam essa rede foram desenvolvidos, e não há barreiras técnicas para a criação de visibilidade de ponta a ponta.