Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSobre-o-EPC

Compartilhe:

Sobre o EPC

O EPC - Código Eletrônico de Produto é um número único usado para identificar um item específico na cadeia de suprimentos. Este número é gravado em uma etiqueta de RFID composto por um chip e uma antena.

O EPC agiliza os processos e permite dar maior visibilidade aos produtos por meio da disponibilização de informações com tecnologia mais avançada em relação ao que se alcança atualmente. Através do EPC não é feito apenas o rastreamento de um processo ou de uma empresa, mas de cada produto individual aberto a toda a cadeia de suprimentos.

Uma vez que o EPC é lido na etiqueta, ele pode ser associado aos dados localizados em um banco de dados seguro, como a origem do item ou a data de produção. Exatamente como o GTIN no código de barras do produto, o EPC é uma chave que contém a informação utilizada entre a Rede EPC.

O EPC baseado em RFID serve para saber o código do objeto sem manusear o produto. Os conceitos da rede EPC são mais amplos, servem para compartilhar os eventos ocorridos com um determinado item.

Ex.: o item A passou pelo portal 2 de recebimento às 15h do dia 25 de Setembro.

Muitos dos principais varejistas e fabricantes de produtos estão usando a tecnologia EPC como um meio para melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

 Entenda como funciona

 Benefícios

  • Visibilidade de toda a cadeia;
  • Captura de dados eficiente sem leitura direta e sem intervenção humana;
  • Melhor precisão e integridade de dados;
  • Rastreabilidade no nível do item.

 Implantação do EPC

Na primeira fase do processo de implantação do EPC no varejo, a grande tendência é de privilegiar a aplicação em logística, com identificação de caixas e paletes, visando agilizar os processos internos e de retaguarda.

Os produtos finais ainda não são prioridades da grande maioria, por envolver a mudança de processos e sistemas de maior complexidade do que o exigido nas operações com caixas e paletes, mas naturalmente existirão categorias de produtos que poderão colher benefícios imediatos. Em um primeiro momento, isto exigirá a aquisição de novos equipamentos, como os leitores, e aplicação das etiquetas nos produtos, caixas ou paletes.

Na segunda etapa, para que seja possível a rastreabilidade total, será necessária atualização na infraestrutura da tecnologia da informação.

 Componentes da RFID

Número EPC: Identificador global e único, utilizado para acessar os dados na rede EPC. Acomoda as informações do GTIN – Identificador Global de Item Comercial, que identifica os produtos no Sistema GS1.

Etiqueta EPC: É composta de um componente eletrônico (chip semicondutor) que tem o seu número de identificação gravado e um transmissor conectado a uma antena. As etiquetas podem ser confeccionadas em todos os tamanhos e formatos, com espessura tão fina que permite a aplicação na superfície dos produtos. Algumas têm a capacidade adicional de registrar novos dados.

Leitor de radiofrequência: Emite ondas magnéticas que aciona a etiqueta RFID, permitindo que transmita de volta a informação armazenada no microchip. Decodifica, verifica, armazena os dados e se comunica com o computador.

Savant™ (atua como o sistema nervoso da rede): Também chamado de EPC Middleware, recebe o código pelo leitor, pergunta ao ONS onde encontrar informação sobre um produto, e então busca os dados na rede, conforme definido pelo ONS.

Serviço de Nomeação de Objeto (ONS): Bastante semelhante ao Serviço de Nome de Domínio (DNS) da Internet. O serviço ONS traduz números EPC para endereços da Internet. Isso faz com que as consultas de informações baseadas em número EPC sejam remetidas para os bancos de dados que contenham as informações solicitadas.

EPC-IS: Sistema de informação que mantém todos os dados EPC com regras de acesso, controle, autorização e autenticação. O PML – Physical Markup Language é o vocabulário definido em XML, que permite a consulta e a obtenção de dados relativos aos números EPC.

 Cases