Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCitricola-Lucato

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Citricola Lucato

Citricola Lucato

logo.pngHá mais de 50 anos a Citrícola Lucato atua com pioneirismo no ramo de frutas cítricas, fornecendo as melhores laranjas e tangerinas para todo o Brasil.
A Lucato possui um packinghouse equipado com equipamentos de última geração. A capacidade produtiva ultrapassa 30.000 toneladas de citros de diversas variedades por ano.
As frutas são tratadas com produtos importados, respeitando todas as normas de segurança alimentar. Ao final são selecionadas eletronicamente, garantindo uniformidade de tamanho, cor, sabor e a mais alta qualidade do suco interno da fruta.

As frutas em pacotes são embaladas automaticamente sem contato manual e contendo todas as informações de rastreabilidade.

A produção é armazenada em câmaras frias com controle informatizado fazendo com que os produtos sejam entregues sem rupturas aos clientes.

A Lucato segue as melhores práticas de manipulação de alimentos e higiene e é auditada pelos sistemas da qualidade pelas grandes redes varejistas do Brasil.
Com uma estrutura verticalizada a empresa possui todo controle da produção do pomar, colheita, transporte, beneficiamento, armazenagem e distribuição.

Toda produção passa pelo processo de rastreabilidade. Esse processo garante que as frutas são monitoradas da origem (pomar) ao ponto de venda dos clientes, possuindo o mais alto padrão de qualidade, de prazo de validade e das normas mundiais de segurança alimentar.

Também oferecem uma linha diferenciada de embalagens que melhoram a exposição e agregam valor aos produtos nos pontos de venda.
Em 2010 foi lançada a primeira embalagem premium para laranja no Brasil, no modelo de pacote com alça. O pacote Premium da Lucato aumenta o apelo de marketing junto ao consumidor final e é um grande diferencial para seus clientes.

Tudo de bom que as frutas cítricas podem oferecer fica ainda melhor com os produtos Lucato.

A Cítricola Lucato atende clientes atacadistas e varejistas em 70% do mercado consumidor de frutas cítricas do Brasil: São Paulo (todo o estado), Minas Gerais (Região de Lavras, Pouso Alegre e Juiz de Fora), Rio de Janeiro (Região Serrana), Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis, Itajaí, Camburiú e Blumenau) e Distrito Federal (Brasília).

São líder em seu segmento e investe continuamente na melhoria dos processos e inovações tecnológicas para entender as necessidades e entregar produtos superiores às expectativas de seus clientes.

Também acredita que o sucesso depende do relacionamento construído com seus clientes. Assim, o objetivo principal da empresa é trabalhar com afinco para satisfazer e superar suas expectativas e necessidades.

Os profissionais da Lucato são treinados constantemente e estão disponíveis a qualquer momento para realizar o melhor atendimento aos clientes pessoalmente, ou através de seu canal de atendimento direto feito por telefone e pela internet.
Os níveis de serviço são monitorados e revisados periodicamente garantindo o atendimento das expectativas dos clientes.

Qualidade é um ponto fundamental do trabalho da Citrícola Lucato. Nada é mais importante para a empresa do que entregar ao cliente as melhores frutas cítricas do mercado.

Baseado nestas premissas a Lucato desenvolveu um processo de trabalho que contempla a qualidade total desde a escolha correta da fruta na roça, utilizando equipamentos de ponta para selecionar as frutas em sua melhor coloração e sabor, ao transporte todo em caixas e pallets minimizando perdas, passando pelo packing house onde temos o melhor maquinário do Brasil para selecionar o produto conforme as necessidades dos clientes. Tudo isso feito através das melhores práticas do mercado, com tecnologia importada e adaptada ao mercado Brasileiro tendo por objetivo elevar a qualidade atual disponível e entregar um produto diferenciado e único ao consumidor final.

A Lucato está investindo em sua produção no campo, com a implantação de novos pomares (230 ha) totalizando 700 ha e com isso introduzindo novas variedades de citricos, disponibilizando ao seu cliente um único local para abastecimento de laranjas, o ano todo, e garantindo a compra de frutas totalmente rastreadas e produzidas dentro das melhores práticas agrícolas. Chegaremos em 2022 com 40.000 toneladas de produção própria. No lado comercial continuaremos investindo em novas embalagens, e principalmente no relacionamento comercial com nossos clientes e consumidores, criando ferramentas que auxiliem na promoção das vendas, disponibilização de informações e trazendo novos consumidores para o nosso fruto.


Do pomar à mesa do consumidor


1.     Pomar

A Lucato possui áreas próprias de produção nas melhores regiões do Estado de São Paulo e Minas Gerais.

  • Mudas certificadas e sadias - longevidade e produtividade;
  • Adubação e correção do solo;
  • Irrigação por gotejamento;
  • Melhores práticas agrícolas com uso de produtos certificados pela rastreabilidade.

Na colheita também são aplicadas as melhores práticas do setor para garantir a qualidade total das frutas:

  • Utilização de caixas plásticas e tesouras importadas;
  • Pessoal treinado e apto para colheita;
  • Cumprimento da legislação trabalhista;
  • Estímulo para colhedores; seguro de vida, EPIs, cesta básica, ônibus preparados.

2.     Transporte

A Citrícola Lucato possui frota própria com veículos novos e adequados para cada perfil de transporte. Toda carga é paletizada e tem as informações do seu lote registradas ao chegar no packinghouse.

3.     Packinghouse

Ao chegar no packinghouse inicia-se o processo de análise da qualidade das frutas quanto a cor, casca, brix e outras propriedades. Todas as etapas do beneficiamento são monitoradas:

  • Lavagem com cloro;
  • Pré-escolha manual;
  • Lavagem com xampu neutro;
  • Tratamento antifungos;
  • Secagem;
  • Enceramento com cera de alto-brilho e conservação;
  • Seleção eletrônica das frutas de acordo com as especificações de cada cliente quanto a cor, calibre e peso;
  • Etiquetagem da fruta.

4.     Controle de Qualidade / Depósito

As frutas beneficiadas são analisadas, identificadas e direcionadas ao estoque de espera para expedição. Os embarques são liberados com o código de rastreabilidade no documento de embarque.

5.     Distribuição

Todas as caixas de frutas entregues ao cliente são identificadas, garantindo assim a rastreabilidade total da fruta e a segurança alimentar do consumidor final.

  • Logística própria;
  • Armazenagem correta;
  • Câmara fria;
  • Embalagens plásticas e de papelão;
  • Caminhão sider.

6.     Rastreabilidade e Segurança Alimentar

A rastreabilidade consiste nos processos que monitoram a fruta por todo o ciclo: desde sua plantação até a chegada na mesa do consumidor final.

São coletados os dados relativos à colheita da fruta (informações do produtor, área, produtos utilizados para controle de pragas e doenças) transporte (lote, descrição do lote, datas, condições) e aos processos internos realizados no packinghouse (análise de casca, brix, ratio, produtos utilizados na pós-colheita para aumentar o tempo de prateleira, etiquetas, embalagens).
Todos os dados são arquivados, monitorados e analisados por métodos estatísticos que garantem o padrão de qualidade da frutas comercializadas pela Citrícola Lucato. A Citrícola Lucato contribui com apoio institucional para a Organização norte americana PMA, que realiza pesquisas e trabalhos sobre qualidade e segurança alimentar dos produtos comercializados.
As práticas para garantir ao cliente um alimento sempre seguro estão presentes em nossa rotina de trabalho de produção e também na rotina de trabalho de nossos colaboradores. 

Laranjaelupa.jpg
A Citrícola Lucato utiliza o software de rastreador da Paripassu para identificar a origem da fruta, basta o consumidor acessar o site da empresa e digitar o código de rastreamento encontrado na etiqueta das embalagens da Citrícola Lucato. Mediante do nº do código de rastreamento é possível ter acesso as informações do nome do produtor, fazenda onde o fruto foi cultivado, nº do lote, localização da quadra, defensivos utilizados, nº da ordem de beneficiamento, total produzido e quantidade de refugo, e para quais varejistas foram distribuídos os produtos. Além da ferramenta de rastreamento a Citrícola Lucato utiliza o CLICQ da Paripassu que é uma ferramenta que controla as atividades associadas a inspeção da qualidade de produtos e processos, na produção, distribuição e ponto de venda.


Descrição do Projeto

Solução aplicada:

GTC/GTS - Aplicação do Diagnóstico de Rastreabilidade


O Projeto:

O objetivo da aplicação do Diagnóstico de Rastreabilidade é de identificar oportunidades para aplicação dos padrões globais de identificação GS1 para tornar os processos mais eficientes e automatizados. O foco principal é que os processos de rastreabilidade sejam rápidos, eficientes e que reduza/elimine os erros humanos dentro de um processo.

O Diagnóstico de Rastreabilidade GS1 GTC (Global Traceability Conformance) nada mais é do que um diagnóstico composto por um checklist que contém 105 pontos de controles.

O GS1 GTC é uma ferramenta Global de Rastreabilidade, desenvolvida para avaliar os sistemas de rastreabilidade por meio de uma metodologia rigorosa suportado por critérios técnicos e documentação. A ferramenta é perfeita para verificar o sistema de rastreabilidade de uma empresa e atua como um diagnóstico para saber se o Sistema GS1 é implementado corretamente entre a empresa que se utilizam do uso dos padrões tornando seus processos ágeis e eficientes utilizando os códigos mais adequados para cada aplicação (códigos de barras, eCom, EPC, GDSN,).


Programa GTC/GTS é desenvolvido para :

  • Revisar e avaliar a capacidade de uma companhia de introduzir um sistema de rastreabilidade
  • Avaliar a capacidade atual de uma companhia de efetuar rastreabilidade de acordo com os requerimentos dos clientes, regulações, melhores práticas e padrões globais. 


Por meio de:

  • Uma metodologia rigorosa, com critério técnicos e ferramentas: O check list GTC;
  • Baseada no GS1 Global Traceability Standard (GTS);
  • Em conformidade com ISO 22005  e com requerimentos adicionais (BRC, SQF, IFS, HACCP…).

Usado para:

  • Avaliar a rastreabilidade;
  • Assessorar na solução dos problemas detectados.


Objetivo:

Avaliar o cumprimento dos pontos de controle do checklist que seja de caráter: obrigatório, obrigatório condicional, opcional e recomendado do documento "GS1 Global Traceability Conformance" para os processos de recepção, armazenagem e despacho (Planta de Limeira-SP -  Packing house e Fazenda São Francisco em Urânia-SP) item definido Laranja.

Alcance:

Foram analisados 28 pontos de controle obrigatórios, 30 obrigatórios condicionais, 10 opcionais e 37 recomendados do checklist, aos processos anteriormente descritos para o produto definido – Laranja - na planta de produção e no local de separação, armazenamento e origem da distribuição. 

Recebimento do produto laranja no packing house:1recebimento.jpg


Romaneio de recebimento de produto, checagem de quantidades de caixas por lote:

2Romaneio.jpg 3Romaneio.jpg


Processo de lavagem da fruta:

4Lavagem.jpg 5Lavagem.jpg


Aplicação de cera:

6Cera.jpg 7Cera.jpg


Classificação da fruta:

8Classi.jpg 9Classi.jpg


Embalagem:

10Emba.jpg 11Emba.jpg


Produto Acabado:

12Acaba.jpg 13Acaba.jpg

14Acaba.jpg 15Acaba.jpg

16Acaba.jpg

17Acaba.jpg 18Acaba.jpg