Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGrupo-NK

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Identificação e Rastreabilidade no Tomate

Identificação e Rastreabilidade no Tomate

nk1.png

Tudo começou com a atuação em barracas de frutas em Feiras Livres na cidade de São Paulo. Em 1984, a partir de uma iniciativa pioneira inaugurou, no Município de São Bernardo do Campo, a primeira Loja no Estado de São Paulo no sistema de venda a preço único por quilo, passando a ser conhecido como Sacolão.

O conceito de Grupo nasceu em razão da infraestrutura criada para garantir o abastecimento de alimentos de qualidade, gerar cada vez mais empregos e oferecer excelência no atendimento. Uma central de compras, armazenamento e distribuição de frutas e legumes foi montada nas dependências do Complexo CEAGESP/SP para o suprimento diário às lojas..

O Grupo NK, historicamente tinha sua participação focada somente no mercado varejista, no setor de hortifrutigranjeiro. Hoje possui 7 lojas no estado de São Paulo, com a marca Sacolão Saúde. As lojas possuem uma estrutura completa de mercearia, setores de hortifrúti, açougue, aves, frios e laticínios e outros produtos de conveniência.

Em 2008, iniciou um trabalho com o tomate Sweet Grape junto com um pequeno grupo de produtores. Em 2010, foi feita uma parceria com a Sakata, empresa detentora das sementes Sweet Grape que criou o Sistema Integrado de Hortifrúti. Hoje os produtos do grupo NK são comercializados em 36 pontos de vendas.

Atualmente, trabalha com as seguintes marcas:

Marcas Próprias:

nk3.png

Marcas Licenciadas:

nk4.png

 Tomate Sweet Grape

tomate  

A marca Sweet Grape é registrada pela Sakata Seed Corporation, empresa reconhecida no mercado internacional pela tecnologia de ponta empregada no melhoramento genético de sementes de hortaliças. O tomate Sweet Grape é conhecido como tomatinho uva pela sua semelhança com a outra fruta, por ser adocicado e de baixa acidez.

 Identificação

O Grupo NK é associado GS1 Brasil desde 2008. Iniciou o processo identificando com o GTIN-13 nas embalagens de tomate que são comercializadas no varejo. Hoje já são comercializadas 2.490.508 embalagens por ano.

nk6.jpg  

Em 2012 iniciaram o projeto para implementação do GS1-128 em suas unidades logísticas para melhor controle da carga e para iniciar a adoção de rastreabilidade.

Os AIs utilizados são:

(01)- Número Global de Item Comercial
(17)- Data de Durabilidade Máxima (AAMMDD)
(13)- Data de Embalagem (AAMMDD)
(10) – Número de lote

numeroLote.png  

As etiquetas passaram pelo laboratório técnico da GS1 Brasil para validação de sua formatação. São mais de 6.392 caixas identificadas mensalmente.

 Rastreabilidade

A implantação da rastreabilidade para a segurança do alimento, recall e integração dos sistemas para maior eficiência com os participantes da cadeia produtiva é de fundamental importância para atender as demandas dos consumidores e manter-se a frente em um mercado competitivo. Esta é a crença do Grupo NK.

A rastreabilidade foi implantada por meio da utilização do sistema da PariPassu que foi integrado ao processo operacional da empresa, desde a produção, junto aos produtores agrícolas, controle de qualidade, higienização, seleção e embalamento, até a identificação no embarque para o varejo.

A carga de tomate chega do produtor rural com um lote de origem. Os lotes são reclassificados pelo controle de qualidade levando em consideração coloração, brixs, etc. Neste momento é feita a conciliação com o lote (código de rastreamento). Esse código acompanha o produto durante todo o processo. Os tomates são embalados e identificados com o GTIN 13 e a informação de lote humano legível em cada unidade de venda. Depois são formadas as unidades logísticas que são identificadas com o Padrão GS1-128 destacando as informações de data de durabilidade, data de embalagem e número de lote. A motivação para a utilização do padrão GS1 é assegurar que as informações de rastreabilidade possam chegar até o varejo de forma eficiente sem risco de perda, erro de digitação.

No momento que a carga chega à Ceagesp, os códigos são capturados na operação de recebimento.

A identificação de rastreabilidade acompanha todos os passos da cadeia produtiva e permite assegurar controle dos produtos a cada etapa. A integração do sistema de rastreabilidade da PariPassu e do sistema ERP da NOCP permitiu que todas as informações relevantes de rastreabilidade sejam registradas e garantam fácil acesso em caso de crise.

nfe.png  

Como redundância, as informações também são registradas na NFe.

O Número de lote de rastreabilidade fornecido pelo sistema da PariPassu permite ao consumidor final acessar a origem do produto através da consulta do QR Code ou diretamente no site da NK. Como resultado o consumidor tem acesso ao produtor, ao packing da NK e ao local onde o produto está sendo comercializado por meio de fotos e históricos de cada ponto de passagem.


indicadores.png

Este número de lote também permite ao Grupo NK a utilização do Sistema Recall da PariPassu. No Sistema l é possível acessar dados mais detalhados do desempenho do produto desde a sua produção (dados de aplicações e manejos), inspeção no packing (dados de qualidade, brix e acidez). E também em caso de uma necessidade de recolher um lote especifico, o Sistema Recall permite identificar os destinos de um lote e contatar cada um dos pontos de venda e solicitar a retirada do produto da gôndola e sua devolução gerando maior segurança para o consumidor.

 Indicadores

• Maior confiabilidade nas informações do sistema atingindo 0% de erro de inserção de dados já que não se digita e sim se captura a informação.

• Maior eficiência no embarque de produtos para os varejos através da leitura de cargas despachadas via GS1-128. O tempo de embarque foi reduzido em 10 minutos.

• Maior eficiência, com redução de 15% no tempo de recebimento no varejo por meio da leitura de cargas despachadas via GS1-128.

• Maior segurança de rastreabilidade pela leitura do GS1-128 que inclui o código de lote/rastreamento permitindo recall de maior precisão pela identificação do destino do produto.

Apoio:

nk11.jpg.png
Quer saber mais?


Ou fale com um especialista em rastreabilidade GS1 Brasil: