Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksIdentificação-de-produtos-e-caixas-de-piso-cerâmico-com-EAN-13-e-GS1-128-na-Colormix

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Identificação com EAN-13 e GS1-128 na Colormix

Identificação com EAN-13 e GS1-128 na Colormix

colormix.pngA Colormix foi fundada em janeiro de 2002. Há mais de 10 anos iniciava uma história de sucesso e de absoluta dedicação à arquitetura. Nesse período, lançou tendências, buscou novos conceitos e desenvolveu produtos inovadores, na vanguarda do design. Começou com apenas uma linha de pastilhas de vidro, e hoje tem uma extensa e completa linha de produtos que contemplam todos os ambientes de uma casa. Busca sempre inovar e lançar tendências em produtos e materiais novos, garantindo peças únicas e exclusivas. 

Com trabalho e investimentos pesados em desenvolvimento de produtos, rapidamente construiu uma marca forte e sólida, reconhecida pela qualidade. Por estes motivos criou ao longo da história seu maior patrimônio: a relação próxima com engenheiros, arquitetos, decoradores e designers. 

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

Os principais objetivos do projeto foram:

  • Evoluir na aplicação dos códigos GS1, para melhorar o controle interno na empresa.

A empresa iniciou com a utilização do EAN-13 para a identificação dos produtos vendidos no varejo, cuja implementação viabilizou a venda para as grandes revendas de materiais de construção. Além disto a utilização do padrão GS1 é fator fundamental para a organização interna, pois cada produto possui uma identificação exclusiva.

  • Implantar o código GS1-128 na caixa de piso cerâmico para atender a solicitação da Telhanorte Home Center.

Com a empresa já consolidada no mercado e com uma carteira de clientes expressiva, preparar-se para atender novas demandas é vital para qualquer empresa. Neste sentido a Brasmix implantou na identificação de caixas de pisos cerâmicos o Código de barras GS1-128 que permitirá a Telhanorte realizar o recebimento da mercadoria no Centro de Distribuição de forma mais rápida e confiável. Os principais ganhos apontados pela implantação do GS1-128 são:

- Evitar o armazenamento de itens do mesmo produto, mas com características diferentes no mesmo endereço;
- Efetuar o processo de Picking priorizando a expedição dos produtos mais antigos depois os mais novos via sistema;
- Armazenar as mercadorias no mesmo endereço com características iguais, entregues em datas diferentes, sendo constatada a igualdade dos dados;
- Evitar que o consumidor final receba produtos iguais com problemas de cor, lote ou tonalidade;
- Estar preparado para o recebimento de mercadorias via coletor de dados e a eliminação da conferência manual. O que hoje leva em torno de 20 a 30 minutos dependendo do tipo de veiculo poderá ser feito de 5 a 10 minutos.

codigodebarras_colormix.jpg

Entendendo o potencial desta inovação em seus processos produtivos e logísticos, a Brasmix, passará a utilizar o mesmo padrão de codificação para organização interna e controle de separação e expedição. Para tanto já iniciou os estudos/análises para a migração futura.

Todos os pontos acima citados pelo cliente Telhanorte são ganhos que a empresa terá em sua operação e, por isso, a importância de aproveitar o máximo dos recursos oferecidos pelo sistema GS1.

Outro destaque é a importância das pessoas nesse processo de mudança e evolução, pois elas terão papel fundamental no manuseio e andamento do sistema. 

 Parceiros envolvidos

  • Telhanorte – Definição do tipo de informações que deveriam constar na etiqueta;
  • GS1 Brasil – Apoio na padronização das informações da etiqueta segundo padrão GS1;
  • Softclever – Desenvolvimento e impressão da etiqueta no padrão GS1-128.

 Resultados alcançados

A empresa considera que a adoção do EAN-13 foi um importante benefício, pois viabilizou a entrada de todos os seus produtos, que hoje são de 592 SKUs, no mercado nacional e internacional.

A Colormix entende que a evolução no tipo de codificação é um grande ganho para a empresa, pois proporcionará a satisfação de seus clientes, ganhos em processos logísticos e futuramente benefícios internos para a empresa, além de preparar a empresa para atender novos clientes que venham solicitar o mesmo que a Telhanorte.