Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksItaueira

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Identificação e rastreabilidade na Itaueira Agropecuária

Identificação e rastreabilidade na Itaueira Agropecuária

 

A Itaueira Agropecuária S.A. é uma empresa familiar, fundada em 17 de outubro de 1983 sendo associada a GS1 Brasil desde 1995.

Produz o famoso melão REI, o legítimo melão da redinha, conhecido tanto no Brasil quanto no exterior por sua qualidade, usando o slogan “Sou Saboroso” em sua fita de embalagem e o slogan “O Rei do Sabor” em sua etiqueta.

itaueira2.jpg.jpg  

A Itaueira desenvolve seu próprio sistema de tratos culturais, incluindo o que há de mais moderno em termos de técnicas de preparo de solo, plantio, fertirrigação, colheita e pós-colheita e adotando sempre que possível o uso da mecanização agrícola. 

Os produtos são exportados para Estados Unidos, Canadá, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e Rússia.

A Itaueira possui a certificação GlobalGAP, emitida pela Santec e Primus Lab; a certificação PI-Brasil – de Produção Integrada, acreditada pelo Inmetro; e a certificação Garantia de Origem, emitida pelo Carrefour Brasil.

Identificação

A Itaueira já utiliza o GTIN-13 (Global Trade item Number) para a identificação do Melão. A empresa foi uma das pioneiras a usar o código EAN-13 em todos os melões. Hoje a empresa possui sofisticado sistema de rastreabilidade pallet a pallet, caixa a caixa e fruta a fruta.

 

No último ano veio trabalhando na identificação logística com o GS1-128 com os Ais:

(01) – número global de item comercial

(10) – número de lote

(00) – número serial de unidade logística

Para adequação ao PTI (Produce Traceability Initiative). O PTI é uma iniciativa voluntária para ajudar o setor a maximizar os esforços na adoção da rastreabilidade com sistemas padronizados para melhorar a velocidade e eficácia deste processo permitindo visibilidade e maior confiabilidade aos produtos.

Rastreabilidade

O Programa Global de Rastreabilidade foi desenvolvido para revisar o processo de rastreabilidade baseado em um checklist que resulta em um diagnóstico para detectar se o Sistema GS1 foi adotado corretamente. Além disso, permite as empresas obter orientação quanto as principais normas internacionais de rastreabilidade ( BRC GLOBAL STANDARD – FOOD, GLOBALGAP, IFS FOOD, ISO 9001:2000, ISO 22005:2007, entre outros)

Em 2010,foi realizada a Avaliação do cumprimento de todos os pontos de controle "Control Points" do Checklist "GS1 Global Traceability Conformance" dos processos de recebimento de insumos, plantio, colheita e despacho para clientes do Melão Rei. A auditoria foi realizada na fazenda da Itaueira em Aracati – Fortaleza especificamente com o produto – Melão Rei. O processo produtivo do Melão, desde a recepção de sementes até o embarque para comercialização,foi auditado.

itaueira4.jpg  

A Itaueira possui um sistema de rastreabilidade que funciona por pallet e por caixa. Já estão testando o  sistema para poder rastrear  cada fruta individualmente.

Realizam simulações de Recall mensalmente para garantirmos sua eficiência. A empresa efetua simulação de rastreabilidade (documentada) onde o resgate das informações leva até 1h30.

Todas as informações de rastreabilidade são mantidas na organização por 3 anos, mesmo o melão tendo 35 dias de prazo de validade

Os Padrões da GS1 adotados na identificação são o GTIN13/EAN-13 e o GTIN-14/ITF-14.

A Itaueira Agropecuária S.A. foi reconhecida em 2011, com o Prêmio Automação na categoria Rastreabilidade. A empresa foi a vencedora por ter desenvolvido um sistema de rastreabilidade em suas frutas que serve de modelo para todos os produtores de frutas do Brasil.

"A Itaueira foi uma da empresas pioneiras a usar o código EAN-13 e o ITF-14 em todos os frutos e caixas de melões. Hoje a empresa possui sofisticado sistema de rastreabilidade pallet a pallet, caixa a caixa e fruta a fruta." José roberto Prado , Diretor Comercial Itaueira.

itaueira5-800.jpg 
Quer saber mais?


Ou fale com um especialista em rastreabilidade GS1 Brasil: