Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksboticagastronomica-2015

Compartilhe:

Identificação e rastreabilidade na Botica Gastronômica

A Botica Gastronômica é uma empresa que iniciou suas atividades em 2012 com o objetivo de vender bem-estar e tempo a seus clientes por meio de pratos prontos saudáveis congelados.

A proposta da Botica é elaborar sabores que envolvam alimentação saudável e saborosa, combinando ingredientes, despertando sensações e a consciência de uma vida saudável pela alimentação.

No início das atividades como indústria, o seu canal de vendas era próprio, B2C, através do delivery. No entanto, o espírito empreendedor e visionário de seus sócios (Rodrigo Santiago e Adilson Lima) os levou a crer que a única forma de alavancar realmente o negócio seria através de ganho de escala e venda via varejistas. 
Portanto, desde o início e desenvolvimento da identidade visual, apesar de pequenos, os sócios já buscavam a filiação junto à GS1 Brasil para a utilização do código de barras padronizado em suas embalagens visando à profissionalização e adequação ao mercado.

No final de 2013, a empresa iniciou o canal de vendas B2B através da parceria com o GPA – Grupo Pão de Açúcar e, em outubro de 2014, firmou parceria com o Grupo Carrefour.


 Da teoria à prática | Sobre o projeto

O plano da Botica Gastronômica foi expandir sua atuação e diversificar a distribuição por meio de varejistas de médio e grande portes em todo o território nacional e atender as exigências de mercado quanto à tecnologia de rastreabilidade.

No início de sua operação, a Botica Gastronômica começou a utilizar o GTIN/EAN13 em seus produtos, apesar de vender somente através de delivery (não havia necessidade da identificação). Porém, seus sócios já se preparavam para atender a novos mercados.


Em outubro de 2013, quando foi firmado o contrato com o GPA, a Botica Gastronômica já estava preparada para o fornecimento, pois o processo de identificação de seus produtos estava adiantado, o que possibilitou agilidade no fornecimento, evitando o desperdício de embalagens e retrabalhos.


O passo seguinte foi a expansão do uso dos padrões GS1. A partir de outubro de 2014, a entrega centralizada no Centro de Distribuição do GPA passou a ter a necessidade da aplicação do DUN-14 nas etiquetas das unidades logísticas (paletes) do produto. Mais uma vez, a tecnologia GS1 deu todo o suporte e auxiliou a Botica Gastronômica nesse passo importante para automação de toda a operação logística da empresa.


Em janeiro de 2015, para atender a uma nova demanda do GPA, foi desenvolvida a etiqueta com o padrão GS1-128. Com a aplicação desta etiqueta é possível incluir informações adicionais aos produtos propiciando a rastreabilidade, além da automatização do processo de recebimento no Centro de Distribuição do GPA.


"A adequação a esta nova demanda não nos tomou grandes esforços devido à presteza e disponibilidade dos profissionais da GS1 Brasil no acompanhamento e suporte no desenvolvimento e certificação dessa nova etiqueta", comentou Rodrigo Santiago.


A Botica Gastronômica recebeu, inclusive, um feedback positivo do GPA, pois a empresa foi um dos primeiros fornecedores de pequeno porte a se adequar à utilização do padrão GS1-128 tanto para rastreabilidade das caixas quanto dos paletes.


 Resultados alcançados

A utilização dos padrões GS1 desde o início das operações da Botica Gastronômica, mesmo ainda não vendendo para o varejo, proporcionou uma visibilidade para a empresa, além de ganhos financeiros, pois não houve desperdício e descarte de embalagens no momento em que foi fechado o contrato com o Grupo Pão de Açúcar. Houve uma economia aproximada de R$ 7.000,00 no aproveitamento dos materiais existentes.

“Consideramos também um ganho de tempo e agilidade em todo o processo, pois estar preparado tecnologicamente no momento em que surge uma oportunidade nos traz uma vantagem competitiva em relação aos possíveis concorrentes”, afirma Rodrigo Santiago.