Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCarrefour-e-a-RDC-24-ANVISA

Compartilhe:

Carrefour e a RDC-24/ANVISA

30267-005-Logos-Carrefour-31.jpgCom mais de 9.800 lojas espalhadas pelo mundo, o Grupo Carrefour ocupa o segundo no varejo mundial.
Há 40 anos, o Grupo Carrefour destaca-se como um dos líderes mundiais em distribuição de alimentos. 

Atualmente são 9.872 lojas espalhadas pelo mundo. Ocupando o segundo lugar do varejo mundial e o maior da Europa, além de hiper e supermercados, plataforma de vendas online, lojas de conveniência, cash & carry e e-commerce, nosso leque de serviços se amplia ainda com a rede de farmácias, postos de gasolina, banco e cartões de compras. 

Pioneiro em países como o Brasil (1975) e China (1996), o Grupo opera atualmente em três grandes mercados: Europa, América Latina e Ásia. Com presença marcante em 32 países, mais de 56% do volume de negócios do Grupo deriva de fora de França. Nosso Grupo vê um forte potencial de crescimento internacional no futuro, especialmente em grandes mercados internacionais tais como China, Brasil, Indonésia, Polônia e Turquia. Contato diário com mais de 1 milhão de pessoas em mais de 500 lojas e pontos de contato.

Com 40 anos de atuação no Brasil, o Grupo Carrefour tem em seu quadro de colaboradores a representação da diversidade cultural do país. 

São mais de 70 mil colaboradores que compartilham com fornecedores e parceiros o compromisso de satisfazer e encantar os consumidores e construir a nossa história e o nosso futuro.

Reforçando a estratégia multicanal da empresa, o Carrefour Brasil atende o cliente em todas as suas necessidades. Mais do que uma rede de hipers, supers e lojas de conveniência, seu leque de atuação inclui serviços diferenciados, como postos de combustível, farmácias, serviços digitais e financeiros, além da plataforma de vendas online. 

São mais de 500 lojas e pontos de contato por meio dos quais nos relacionamos com 19 milhões de consumidores por mês.

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

Desenvolvimento e implantação de uma plataforma colaborativa web para compartilhamento de informações de segurança alimentar e rastreabilidade denominada Sistema Integrado de Qualidade (SIQ) Carrefour, em que Carrefour e fornecedores são demandados a compartilhar informações necessárias ao cumprimento dos requisitos da RDC/24 da ANVISA (Recall de alimentos), bem padronizar a identificação das embalagens secundárias e os paletes com códigos de barras no padrão GS1-128, conforme modelos previamente desenvolvidos pela GS1. 
 
A aplicação da identificação padronizada é fundamental à automação dos processos, viabilizando em um primeiro momento, na inspeção de recebimento, validar pela leitura dos códigos as informações previamente enviadas pelo fornecedor, e em seguida, facilitar os processos de separação de produtos, bem como a coleta de pesos variáveis e datas de validade.

O projeto permitiu ganhos de eficiência nos processos de recebimento, redução de custos com insumos, impacto ambiental positivo pelo menor uso de papéis.

A dinâmica de recebimento de produtos em centros de distribuição, independentemente de seu porte, demanda contínuos esforços na melhoria de processos e registros de informações. No varejo de alimentos, essa demanda ainda é potencializada pelo grande sortimento de itens recebidos, inspecionados, movimentados e expedidos diariamente, bem como pelos constantes requisitos de qualidade a serem cumpridos visando garantir alimentos saudáveis e evitar potenciais riscos, perdas ou rupturas. 

Diante dessa realidade, a automação de processos se torna indispensável para dar maior agilidade e acurácia aos processos, bem como atender a novas exigências regulatórias.

O Grupo Carrefour, ciente de seu papel de indução dos fornecedores à cultura da segurança alimentar, prevenção de riscos e perdas, solicitou à empresa Safe Trace S/A, sua parceira e fornecedora de uma plataforma colaborativa de serviços em rastreabilidade de alimentos nas linhas Garantia de Origem Carrefour desde 2010, que realizasse o levantamento de requisitos e construção de uma solução que atenda aos requisitos da RDC/24 da Anvisa, e substitua processos realizados em papel e planilhas por uma plataforma de compartilhamento de informações de qualidade e rastreabilidade, resultando no Sistema Integrado de Qualidade (SIQ) Carrefour. 

O Sistema integrado de Qualidade é uma plataforma colaborativa de informações, compartilhada entre os fornecedores e o próprio Carrefour, e tem como bases o compartilhamento de informações fiscais, de qualidade, logística e de padrões, como fichas técnicas, códigos EAN-13, códigos de fornecedor, etc. 

 Participantes

Carrefour: Definição do escopo, apoio técnico e operacional para levantamento de requisitos, apoio na integração de informações, disponibilização de informações, sensibilização de fornecedores.

Safe Trace: Mapeamento de requisitos, construção da ferramenta, construção das interfaces, implantação e treinamentos.

 Resultados alcançados

O projeto teve como benefícios: 

• Atendimento da RDC n°24;
• Padronização e regulação das analises do Controle de Qualidade;
• Identificação padronizada GS1-128; 
• Laudos de recebimento e devolução em tempo real via WEB;
• Alerta de recebimento fora da política de datas;
• Maior interação com área comercial e fornecedores; 
• Redução do tempo de analise;
• Redução de 90% no uso de papeis e impressão pelo Controle de Qualidade;
• Indicadores de performance dos fornecedores;
• Visualização padronizada dos Indicadores das 8 Plataformas do Carrefour, individualizadas ou combinadas.
• Ganhos de eficiência nos processos de recebimento, redução de custos com insumos, impacto ambiental positivo pelo menor uso de papéis.