Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCase-Saude-e-Crianca

Compartilhe:

Associação Saúde Criança

AssociacaoSaudeCrianca.jpgEm 2015, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil lançou o Programa de Sustentabilidade em Código, levando o tema ao nível estratégico e integrando-o ao centro da sua atuação: a automação, pois acredita no poder dos padrões para transformar a maneira como trabalhamos e vivemos. Uma das principais iniciativas em sustentabilidade da entidade comtempla o apoio a profissionalização e a automação de organizações não governamentais (ONGS) por meio de aplicação das soluções GS1.

Em meados do mês de agosto de 2015 surge o primeiro projeto realizado em parceria com a Associação Saúde Criança com o objetivo de automatizar os processos com a identificação de seus produtos e torna-lo eficiente além da profissionalização da associação. A partir deste momento a GS1 Brasil passa a fornecer todo o apoio necessário para que a Associação Saúde Criança aplicasse as melhores práticas em seus processos a fim de automatiza-los e consequentemente potencializar sua performance.

Inicialmente foram realizadas visitas à sede da Associação Saúde Criança na cidade do Rio de Janeiro no bairro do Jardim Botânico onde o objetivo foi de mapear os processos desde a fabricação dos produtos, identificação e armazenagem e posteriormente envio para os quiosques do shopping Rio Sul e Barra Shopping para a comercialização dos mesmos. Nesta fase do projeto foi detectado que as identificações dos produtos eram realizadas sem padronização, ou seja, a associação utilizava numeração de uso interno e em alguns momentos utilizava-se o padrão GS1. Neste momento houve a necessidade de uma identificação única e exclusiva com o uso dos padrões globais GS1 para todos os produtos fabricados e comercializados pela associação inclusive com a troca do modelo de etiqueta que era utilizado por um tamanho maior. Foi essencial a participação da empresa C&D Sistemas - empresa responsável pelo controle de TI que é usado pelo Saúde Criança. Para isso foram solicitados ajustes no sistema para utilização do Padrão EAN-13 no novo modelo de etiqueta a ser implantado. Após estes ajustes e testes a GS1 Brasil realizou os serviços de certificação da qualidade do código de barras impressos nas etiquetas com emissão de laudo, em seguida todos os produtos receberam o modelo de etiqueta no Padrão GS1 EAN-13.

A empresa SEAL Tecnologia abraçou este projeto com a GS1 Brasil e Associação Saúde Criança e teve participação fundamental no projeto ao doar 3 coletores sem fio para a Associação Saúde Criança onde facilitou a leitura dos produtos no controle de estoque e expedição na sede da associação e nos dois quiosques que ganharam eficiência no processo de venda com redução do tempo do processo de venda do produto e consequentemente no tempo de realização de inventário.

A Associação Saúde Criança passou a cadastrar todos os seus produtos no CNP – Cadastro Nacional de Produtos que é uma ferramenta que a GS1 Brasil disponibiliza a seus associados para gerenciamento e controle da numeração de seus produtos.

 Participantes

Seal - doou 3 leitores de código se fio que possibilitaram a automação dos processos de vendas, logística e inventario; 

SEAC Etiquetas - Fornecedor das etiquetas: mudança de modelo de etiqueta para atender à Certificação de Código de Barras da GS1 Brasil;

C&D Sistemas - Sistema de automação usado pelo Saúde Criança: ajustes no sistema para utilizar o Padrão EAN-13 e novo modelo de etiqueta.

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

O objetivo para utilizar os padrões GS1 foi a profissionalização da entidade a fim de que seus produtos sejam mais competitivos no mercado com a automatização de seus processos internos com um controle de estoque e inventário mais eficiente em sua sede e nos pontos de venda dos 2 quiosques com a diminuição e/ou extinção de erros humanos e consequentemente com o controle de informação para a reposição de material mais assertiva.

 Vídeo

 Resultados alcançados

Os principais ganhos para o Saúde Criança foram: automação dos processos, controle e informação de produtos, inventário de estoque das lojas e da Matriz, movimentação, expedição e vendas, segurança e ganho de tempo nas operações.

Com isso a instituição alcançou um aumento na produtividade.

Além disso, houve uma grande diminuição no erro, tudo que era manual passou a ser feito com leitura de código de barras.