Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksH2orta-fortalece-modelo-de-franquia-com-padrao-GS1

Compartilhe:

H2Orta fortalece modelo de franquia com padrão GS1

h2orta_logo_gs1brasil.jpgEm 1998, Ricardo Antonio Rotta decidido em lançar-se em um novo desafio profissional e deparou-se com a instigante história de um industrial que deixou a direção de sua prestigiosa indústria de móveis e decidiu dedicar-se a produção de hortaliças em hidroponia em Pilar do Sul, no interior do estado de São Paulo.


Não precisou de mais nada além desta estimulante história para decidir mudar radicalmente de ramo e passar a produzir de forma experimental alfaces hidropônicas em um pequeno terreno em Ivoti.

A atividade lhe cativou e depois de 5 anos de muito trabalho, muito erros e alguns acertos, começou a produzir de forma sistemática evitando as rupturas no fornecimento de hortaliças e ingressando em grandes redes de supermercados.

Hoje, Ricardo sabe que nesta nobre atividade de produção de alimentos em hidroponia nunca sabemos tudo e devemos estar em aprimoramento constante em todas as áreas.

Preservar o solo e consumir de forma racional a água, nossa principal matéria prima, são dois dos vários motivos pelo qual a empresa adotou a técnica hidroponia e estuda constantemente os mais modernos métodos disponíveis para produzir cada vez mais e melhor, porém sempre comprometidos com a preservação dos recursos naturais.

As embalagens, um capitulo a parte, são estudadas para satisfazer a necessidade de proteger o seu conteúdo, sem esconder a beleza das folhas possibilitando ao consumidor a sua visualização. Tomamos o cuidado de pesquisar todos os materiais empregados na sua fabricação e optamos por utilizar o polipropileno oxibiodegradavel e o PET, polímero mais reciclado no pais.

O resultado do trabalho de Rotta foi reconhecido em 2007, quando o SEBRAE, GERDAU e RBS lhe conferiram o premio Talentos Empreendedores categoria Rural. Esta dinâmica jornada não parou por aí. Em 2009 adicionou em seu currículo a presidência da Associação Brasileira de Hidroponia e em 2011 a Franquia H2Orta que se orgulha em divulgar, disponibilizando aos empreendedores um negócio lucrativo, produzindo e comercializando com excelência, hortaliças de alto padrão, com mercado crescente em franca expansão.

Hortaliças de alto valor nutricional, muita higiene, embalagem de alto valor e criterioso cuidado com segurança alimentar são os resultados do nosso trabalho.


 Da teoria à prática | Sobre o projeto

Os principais objetivos do projeto foram:

• Adotar a codificação padrão EAN-13 para identificação e distribuição de produtos fortalecendo ainda mais o modelo de franquia para crescimento da marca H2Orta, adotado desde 2011.

Ricardo Rotta, proprietário, viu que o mercado de hidroponia era promissor, por isso colocou todos os esforços para criar e colocar um produto de altíssima qualidade no mercado. Questões como embalagem, qualidade do produto e o próprio código de barras eram fundamentais para entrar nas grandes redes varejistas e alcançar o sucesso idealizado.

Após vencidas estas barreiras, Ricardo adotou o modelo de franquia, objetivando o crescimento da hidroponia e principalmente a valorização de marca H2Orta. Porém no início, era criado um código de barras para cada franqueado, isso gerava interrupções na produção, ocasionando baixa eficiência, e, principalmente um erro segundo as regras da GS1, pois o código tem que ser do dono da marca e não do fabricante. 

Ajustado, este problema, a empresa agora pensa em agregar ainda mais valor ao produto, oferecendo para todos os seus clientes e consumidores, a rastreabilidade de todo processo produtivo e movimentações logísticas. Para isso a empresa já estuda o uso avançado do Sistema GS1 e soluções como o CNP – Cadastro Nacional e Produtos.

Atualmente a embalagem possui o código EAN-13 tradicional e mais um QR Code sistema Paripassu, o objetivo é ter um código apenas que forneça os dados de rastreabilidade.

 Padrão/solução GS1 utilizada

  • EAN-13 para distribuição de produtos hortifruti/hidropônico;
  • Cadastro Nacional de Produtos - CNP.

 Vídeo

 Resultados alcançados




O código é do dono da marca, e isso é o que garante a identidade e unicidade do produto em todo o mundo.

A hidroponia cresce no Brasil algo em torno de 30% ao ano. Por conta da escassez de recursos, especialmente a água, a produção hidropônica, com alto apelo a sustentabilidade, tende a substituir a produção a campo de produtos com maior valor agregado.

Em relação ao primeiro semestre de 2014, a H2Orta cresceu 38% em faturamento.

As franquias crescem na ordem de 25% ao ano e já no primeiro ano de atividade estudam ampliações para atender a crescente demanda, como foi o caso das franquias de Curitiba e Salvador do Sul.

O retorno do investimento se dá em média em 24 meses.