Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksLagazzi

Compartilhe:

Cadastro de toda linha de produtos da Lagazzi no CNP

A Lagazzi Agronegócios Ltda é uma empresa Produtora Rural, de Citros e Café, e Distribuidora do setor de Alimentos FLV, mais precisamente de Frutas Cítricas In Natura e, que nesse segmento atua sob o nome fantasia de CITROS LAGAZZI e tem sua história contada brevemente, a seguir:

CITROS LAGAZZI – Do Campo à Mesa
Foi no ano de 1976, que o então empresário ararense, Sr. Adjalma Lagazzi e sua esposa D. Geny, decidiram investir suas economias no negócio de produção citrícola.

Conseguiram comprar seu primeiro pedaço de terra no município de Tambaú – SP, o então Sítio Barro Vermelho, onde plantaram seu primeiro pomar.

Vencendo as dificuldades do negócio, conseguiram ampliar a propriedade, que se tornou a Fazenda Três Barros e, desde então, vem produzindo parte dos Citros de Qualidade que a família LAGAZZI trabalha para levar à mesa das famílias brasileiras.

Em 1988, acreditando muito no  agronegócio, mas mais ainda no poder do trabalho em família, o Sr. Adjalma trouxe os filhos Paulo Roberto e José Roberto para somarem esforços e, assim possibilitando a ampliação da produção citrícola para a região de Altinópolis – SP e também a entrada da família na produção de café na região de Piumhi – MG.

Até o final dos anos 90, a produção de citros da família Lagazzi, era quase totalmente direcionada ao fornecimento de frutas para as indústrias exportadoras de suco, prática realizada até hoje em parte da produção, mas que em 1.999, teve seu foco redirecionado principalmente para a produção e distribuição de Citros para Mesa.

Mais uma vez, um sonho antigo do Sr. Adjalma se tornando realidade, que novamente através do trabalho em família, dessa vez trouxe seu filho Fábio Roberto para se juntar aos irmãos  e assim, juntos, puderam aceitar a missão de abastecer o mercado brasileiro com frutas de qualidade e origem controladas, utilizando processos que  valorizam as pessoas e o meio ambiente.

Atualmente, a família Lagazzi, que conta também com os esforços da Suzy, a única mulher, dos 4 filhos do casal,  produz Citros em 3 diferentes regiões do estado de São Paulo e Café em Minas Gerais e, mesmo após o falecimento do Titular, como era carinhosamente tratado pelos filhos, a família do Sr. Adjalma Lagazzi e da D. Geny, continua trabalhando unida e em harmonia para enfrentar os desafios do agronegócio, sempre lembrando e colocando em prática os valores e ensinamentos passados dos pais, para os filhos. 

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

A Citros Lagazzi utiliza desde o início dos anos 2000 os Códigos de Barras (GTIN-13), da então EAN Brasil, mas que em 2014, voltou a ter contato mais próximo com a Associação Brasileira de Automação, agora conhecida como GS1 Brasil, participando de curso sobre Rastreabilidade e, iniciando um trabalho em parceria com a GS1, visando a melhor utilização de uso dos padrões, tanto para buscar a rastreabilidade de todo o processo, bem como utilizando a ferramenta Cadastro Nacional de Produtos - CNP para melhorar a organização e gerenciamento dos Códigos de Barras dos produtos Lagazzi e, poder utilizar esse recurso, também como portfólio desses produtos, na apresentação para seus clientes.

Antes da utilização do CNP, nossos códigos de Barra (GTIN 13), tinham grandes problemas desde suas criações, bem como gerenciamento e utilização desses, como por exemplo, criar códigos sem seguir sequência, utilizar um código terminando em 0 e, utilizar o mesmo código para diferentes produtos, paralelamente, que por serem utilizados em diferentes clientes, não demonstraram tal conflito.

Após o conhecimento da ferramenta CNP, pudemos reorganizar, de maneira lógica e sequencial, todos os nossos códigos existentes, eliminando as duplicidades e códigos “impossíveis”, criar descrições detalhadas de nossos produtos e, agregar informações da empresa e fotos dos produtos, que nos permite utilizar o CNP, como portfólio de apresentação de nossos produtos, aos nossos clientes, novos ou não.
Além disso, o processo de criação de novos códigos de barra ficou fácil eliminando os riscos de erros e duplicidades.

O Cadastro Nacional de Produtos é uma ferramenta simples de utilizar, muito objetiva e eficiente, nos seus propósitos.

lagazzi_laranja.jpg

 Lições aprendidas

O investimento feito nesse projeto foi basicamente de tempo e seu retorno foi uma melhor organização e gerenciamento de um dos processos internos, bem como o aprendizado da adequação e utilização do CNP, que trouxe à empresa vantagem gerencial e comercial.