Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPariPassu

Compartilhe:

Integração do sistema Paripassu para geração do GS1-128

paripassu.pngA origem do nome PariPassu expressa o modelo e o propósito do trabalho da companhia: passo a passo, na mesma velocidade, juntos!

A PariPassu é referência em sistema e processo de rastreabilidade para o setor de Frutas, Legumes e Verduras no mercado brasileiro. 

A metodologia PariPassu acredita e incentiva um processo colaborativo, utilizando soluções simples e que estimulam a transparência das relações entre os agentes da cadeia de abastecimento, com ganhos de eficiência e confiança entre os pares.

A PariPassu é uma empresa de soluções em tecnologia de informação para o segmento de alimentos perecíveis e, apesar de ser uma empresa de TI, o diferencial competitivo está associado ao serviço e a curva de valor que ele propicia ao clientes, permitindo uma aproximação e o compartilhamento de informações intra e extra cadeia de suprimento. 

Do campo a mesa, utilizando uma plataforma conectada, as soluções PariPassu disponibilizam os padrões de identificação GS1, integrado a área Logística, de Qualidade e Comercial. Por exemplo, o Sistema Rastreador integra-se ao Caderno de Campo (registro dos processos e manejos produtivos), a Inspeção de Qualidade do Packing House e aos Sistemas EDI das redes de varejo. 
Nesta lógica sistêmica, o incremento de complexidade é gradativo e na capacidade e velocidade do cliente, sempre com o objetivo de ter indicadores mensuráveis, preferencialmente derivado pela automação do serviço.

De maneira geral, o que percebe-se é que, o fluxo de jusante a montante da informação, melhora o conhecimento dos pontos críticos associados ao caminho do alimento, principalmente no tema qualidade, e por consequência, gera maior e melhor controle, reduzindo os indicadores de ruptura e quebra em cada etapa.

Por fim, pela replicabilidade da metodologia PariPassu associado aos padrões GS1, é possível ter escala, imprimindo velocidade na sua adoção.

O maior e mais desejado ganho neste processo é a aproximação do Produtor com o Consumidor, os pares que garantem a perenidade desta cadeia de abastecimento.

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

Adoção do uso do modelo de etiqueta GS1 128 pelo sistema de rastreamento PariPassu para o setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV).

A partir da base de clientes PariPassu e integrado ao Sistema Rastreador, o objetivo foi implementar eficiência à operação do campo ao varejo, disponibilizando funcionalidades para a automação. Com a utilização do padrão de etiqueta GS1-128 é possível incluir informações adicionais do produto tais como: nº do lote, data de validade, etc.

- Desenvolvimento do padrão de etiqueta GS1 128 no Sistema Rastreador, on line, homologado para os diferentes hardwares utilizados para impressão e facilmente ajustado para as demandas das diferentes redes de supermercados brasileiros.
- Através desta funcionalidade, a escalabilidade para o atendimento ao padrão se tornou viável imprimindo ganhos de eficiência de processos entre fornecedores e supermercados.

O padrão de etiquetas GS1-128, fica disponível no Sistema Rastreador PariPassu, on line, e através das informações fornecidas pelos usuários nos cadastros basilares, a impressão final é muito simples e rápida. 
O padrão de etiqueta diferencia-se em dois modelos específicos. São eles:

- Etiquetas de pallets;
- Etiquetas de Caixas. 

 Lições aprendidas

A utilização da linguagem única de identificação através do Sistema Rastreador PariPassu trouxe aos participantes da cadeia vantagens e benefícios imediatos sendo que, outros serão observados no médio prazo. São eles:

• Facilidade e velocidade de adequação as demandas do varejo brasileiro (total de 15 dias para atendimento a demanda);
• Alta velocidade de impressão, sem necessidade de configuração;
• Redução de 100% do erro humano na impressão das Etiquetas;
• Zero impacto no atual processo de rastreabilidade e identificação de caixas e pallets para as empresas clientes PariPassu;
• Alta velocidade na curva de aprendizagem na adoção junto a operação pelo apoio, treinamento e capacitação oferecidos pela GS1 e PariPassu junto aos seus clientes;
• Potencial de conversão de mais 800 fornecedores de Frutas, Legumes e Verduras da rede varejista brasileira, em um espaço de tempo muito rápido (12 meses)
• Potencial de mais de 15.000 unidades produtivas, fornecedores dos distribuidores que atendem o varejo nacional para adoção do Padrão de Etiquetas GS1-128.
Junto aos ganhos acima citados, existe ainda a evolução do processo de rastreabilidade alinhado aos padrões internacionais de identificação e recall junto ao consumidor final. Passa-se a ofertar um alimento controlado através de uma relação de transparência entre os pares, pois a PariPassu conecta o produtor ao consumidor permitindo o fluxo de informação direto entre as partes.

A funcionalidade de impressão automatizada, diretamente do Sistema Rastreador PariPassu no padrão GS1-128, abre um novo caminho para a gestão de abastecimento na categoria FLV, associando aspectos técnicos e o monitoramento da qualidade.

De maneira geral, o que se percebe é que, o fluxo de jusante a montante da informação, melhora o conhecimento dos pontos críticos associados ao caminho do alimento, principalmente no tema qualidade, e por consequência, gera maior e melhor controle, reduzindo os indicadores de ruptura e quebra em cada etapa.

Por fim, pela replicabilidade da metodologia PariPassu associado aos padrões GS1, é possível ter escala, imprimindo velocidade na sua adoção.

O maior e mais desejado ganho neste processo é a aproximação do Produtor com o Consumidor, os pares que garantem a perenidade desta cadeia de abastecimento.