Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPortobello

Compartilhe:

Controle de Produção e Logística com o GS1-128 na Portobello

portobello1.jpg

A Portobello, sediada em Tijucas, Santa Catarina, iniciou suas atividades, em 1979, trata-se de uma empresa de capital aberto integrante do Novo Mercado da Bovespa, a Portobello é hoje uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, com faturamento anual superior a R$ 500 milhões. Sua produção de 23,5 milhões de metros quadrados atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas e da Portobello Shop. São 10 fábricas nas quais trabalham quase dois mil colaboradores, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançaram tendência na arquitetura e decoração no Brasil.

Identificação

Em 2009 a Portobello iniciou o Projeto Codificação de Itens Comerciais e Unidades Logísticas, dois objetivos serviram de inspiração para o projeto.
1º atender as exigências de mercado vinda principalmente dos grandes Home Center revendedores de material de construção.
2º melhorar a eficiência e eficácia de controle desde a produção até a expedição dos produtos.

 Codificação de caixa com o EAN-13

Inicialmente os primeiros protótipos de etiqueta de caixa de piso cerâmico continha apenas o código de barras EAN-13. A ideia era ter apenas a identificação do item.

portobello2.jpg

 Modelo atual da identificação das Caixas:

portobello3.jpg

 Codificação de caixas e paletes com o GS1-128

Com a evolução do projeto e das necessidades de controle por parte da Portobello e dos clientes optou-se por utilizar o código GS1-128 para identificar as caixas e paletes de piso cerâmico. O GS1-128 permite que a empresa controle não só a identificação do item, mas outras informações adicionais, como: Lote de Produção, Tonalidade, Tamanho, Quantidade em m², etc.

 Modelo atual da identificação das Paletes:

portobello4.jpg

 Preparada para o crescimento

A tendência no mercado de Material de Construção é a crescente utilização da tecnologia de informação nos processos produtivos, logísticos, vendas e outros. E esse movimento está sendo observado principalmente nos home centers que além de melhorarem sua gestão estão se preparando para atender um consumidor exigente e que está sempre em busca de qualidade e preço. A PORTOBELLO, portanto dá um grande passo que a coloca em linha como objetivos dos seus principais clientes Nacionais e Internacionais.

 Pioneirismo reconhecido

A Cerâmica Portobello foi reconhecida em 2011, com o Prêmio Automação na categoria Identificação Logística. A empresa foi a vencedora por ter sido a primeira fábrica de cerâmica no Brasil a implantar o GS1- 128, um padrão globalmente reconhecido.

portobello3.jpg