Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksRDamasio

Compartilhe:

Identificação de itens comerciais e unidades logísticas da R. Damásio

rdamasio1.jpg 

Fundada em 1967, a R. Damásio é hoje um distribuidor de todos os fabricantes nacionais e a maior importadora de peças para motocicletas e bicicletas da América Latina. Sua sede em Teresina, no Piauí, ocupa uma área de 30.000 m², que atende todo o Brasil por meio de seus representantes em todos os estados brasileiros.

Utilização dos padrões GS1

Este projeto contou com a participação da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, R. Damásio e Saci Sistemas e teve como objetivo a identificação dos itens comerciais por meio do código de barras padrão GS1 para os produtos que são importados da China e vendidos no Brasil. Foi utilizado o EAN13 para identificação de itens comerciais (Produto) e também o ITF14 para identificação de unidades logística (Caixa).

A aplicação do projeto consistiu com que a R. Damásio melhorasse o fluxo de criação de itens para os quais desenvolveu padrões de identificação formalizados com os fornecedores para desenvolvimento de produtos.

rdamasio2.jpg

A aplicação do projeto consistiu com que a R. Damásio melhorasse o fluxo de criação de itens para os quais desenvolveu padrões de identificação formalizados com os fornecedores para desenvolvimento de produtos.

 Fluxo de implantação na criação do produto

1. Projeto de Desenvolvimento
2. Desenvolvimento de Amostras
3. Testes
4. Acordo Comercial
5. Fabricação de Produtos
6. Identificação do Produto
7. Entrega de Produtos

Depois dessa identificação, a R. Damásio começou a aplicar em seu cadastro de produtos a chave de identificação GS1 utilizando a hierarquia de identificação dos códigos de item comercial e unidades logísticas.

 Benefícios e Vantagens

Por ser um projeto recente, o retorno sobre o investimento (ROI) não foi totalmente apurado.

No entanto, esse projeto faz parte de uma proposta maior de automação da área logística e da área de vendas das lojas que ainda está no começo e sem cronograma de finalização.

"Esperamos em um curto prazo trazer muitas melhorias nos processos, trazendo agilidade e melhor desempenho em nossa logística. A GS1 Brasil foi fundamental, por meio de seus consultores, em nos deixar tranquilos quanto a escolha do padrão de identificação dos nossos produtos, bem como a certeza de aceitação junto a cadeia de distribuição a qual pertencemos, além de estar adequada à legislação fiscal vigente", conta Kleber Rocha, responsável pela área de tecnologia.

rdamasio3.jpg

O processo de identificação dos itens comerciais e unidades logísticas vêm de encontro às necessidades de controle e gestão da empresa.
Nesse sentido, é importante identificá-las corretamente para usufruir de todos os benefícios e ganhar com os resultados.

Abaixo listamos alguns benefícios e vantagens proporcionados pela identificação com códigos de barras padrão GS1.

Necessidades dos clientes:
a) Recebimento de produtos com código de barras permitindo automação do check out;

Necessidades da R. Damásio:
a) Identificar informações importantes para a gestão do negócio;
b) Relatórios necessários;
c) Indicadores chave de controle;
d) Mensurar processos e resultados

rdamasio4.jpg

 Próximos passos

Como seqüência do projeto, a R. Damásio almeja melhorar o gerenciamento, controle de venda e estoque no recebimento e expedição de mercadorias, automatizando os processos, tanto do Centro de Distribuição quanto de suas lojas.

rdamasio5.jpg