Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSENAI-

 

SENAI

A relação colaborativa entre organizações e instituições de ensino ajuda a desenvolver as habilidades dos estudantes, enriquecer os conhecimentos dos envolvidos e trazer o lado prático do mercado para complementar a formação acadêmica. A GS1 Brasil apoia esse tipo de ação, tanto que vem estabelecendo várias parcerias com instituições de ensino nos últimos anos. Uma delas é com o Senai, entidade mantida pela indústria que há mais de 70 anos que oferece cursos de formação profissional em várias áreas tecnológicas.


Nessa parceria, a GS1 oferece formação para docentes e alunos do Senai. Como parte das atividades do projeto, os alunos da unidade Morvan Figueiredo – localizada no bairro da Mooca, na capital paulista – desenvolveram um aplicativo de celular para auxiliar as pessoas a consumirem medicamentos.

Confira a notícia do case do SENAI, premiado do Prêmio Automação 2019: https://noticias.gs1br.org/app-criado-por-alunos-do-senai-recebe-premiacao-da-gs1/
 


 Aplicação

  • Aplicativo de celular para auxiliar pessoas, normalmente idosos ou com necessidades especiais, a consumir medicamentos, seguindo orientações médicas.
  • O aplicativo realiza a leitura do padrão GS1 – Datamatrix

 Pontos de Destaque

O aplicativo permite que a própria pessoa, ou um tutor, cadastre as informações da receita médica em conjunto com a leitura do código GS1 Datamatrix. Assim, além de programar alarmes que soarão no momento em que o medicamento deve ser ministrado, o aplicativo poderá conferir se está sendo ministrado o medicamento correto.

 Benefícios

É comum, pessoas idosas esquecerem de tomar alguns medicamentos ou ainda trocarem de medicamento.O projeto consiste em um aplicativo para dispositivo "smartphone" que mediante um cadastro prévio da receita médica, cadastro este que pode ser realizado pelo próprio usuário do medicamento, ou um tutor ou até mesmo o médico. Irá alertar ao usuário do medicamento o horário em que ele deverá ministrá-lo, conferir se é o medicamento correto e se o mesmo está dentro do prazo de validade