Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Compartilhe:

Uso do padrão GS1 DataMatrix na Bionnovation Biomedical

sede_bionnovation_gs1brasil.jpg 

Desde os primeiros registros históricos, a preocupação com a aparência sempre esteve presente na trajetória da humanidade. Intimamente ligada ao carisma e ao poder, a aparência saudável já era mencionada em antigos textos chineses, que relatavam as primeiras tentativas de implantes dentários em seus imperadores.
Pensando na importância da reabilitação oral e na constante busca do Homem por uma aparência saudável, a Bionnovation Biomedical nasceu com o compromisso de tornar os benefícios do implante dentário acessível a todos.

Missão
A principal missão da empresa é oferecer soluções avançadas para a reposição de elementos dentais e reconstrução de tecidos. Em outras palavras, traz o sorriso de volta à vida das pessoas. Estudos comprovam que o sorriso aumenta a capacidade imunológica do corpo, resgata a autoestima e recupera a integração social do indivíduo, além de reabilitar as funções normais da mastigação e da fala.

Para isso, a empresa conta com uma linha de produtos composta por implantes, componentes protéticos e cirúrgicos, instrumentais e biomateriais, que são produtos auxiliares na regeneração tecidual capazes de proporcionar soluções clínicas de excelente resultado, com elevado índice de sucesso e mínimo desconforto para o paciente.

Política de Qualidade
Desde o recebimento da matéria-prima até a distribuição aos clientes, todas as etapas do processo produtivo são executadas, verificadas e documentadas, de acordo com os procedimentos certificados segundo as Boas Práticas de Fabricação.

 Da teoria à prática | sobre o projeto

Objetivos do projeto: 
• Agilizar processos operacionais.
• Reduzir erros na expedição de produtos aos clientes.
• Alinhamento com requisitos do FDA – Food and Drug Administration – US.

A Bionnovation atua na fabricação de implantes, componentes protéticos e cirúrgicos, instrumentais e Biomateriais, que são produtos auxiliares na regeneração tecidual. 

O alto desempenho de todas as áreas da companhia, principalmente a área comercial, contribuiu para que a Bionnovation conquistasse um marketshare elevado no mercado, apresentando com isso um ótimo crescimento nas vendas no território nacional junto aos revendedores, e clientes diretos. Diante deste crescimento, foi necessária a adoção de padrões de identificação e tecnologias de captura de dados que pudesse proporcionar maiores controles dos produtos comercializados, com isso se fez necessária a adoção do GTIN (identificador global do Item) e do código de barras EAN-13, ambos padronizados pela GS1 Brasil.

Além do crescimento da Bionnovation no mercado nacional, conquistamos uma participação no mercado internacional muito importante. Todavia, para atuar em ambos os mercados, precisávamos evoluir em dois desafios: 

1. Melhorar o processo de separação e expedição, garantindo a correta entrega do produto ao cliente

2. Atender aos requisitos internacionais de identificação e codificação do FDA.

A empresa já era associada da GS1 Brasil, e após pesquisa rápida e avaliação junto a associação, constatou que o código GS1 DataMatrix seria o ideal para atender aos novos desafios, pois nele é possível inserir o GTIN, Data de Validade, Número serial e Lote, dados que permitem melhorar a operação logística e requisitos do FDA. Iniciou-se um processo de desenvolvimento via ERP, criando uma rotina para reduzir o erro na expedição:

1. No momento da expedição o colaborador informa o número da nota no sistema que apresenta os itens que compõem o pedido, para validar a expedição o colaborador, por meio de um leitor de código de barras, efetua leitura do GS1 DataMatrix e o sistema faz uma validação, caso haja algum produto que não está no pedido, o sistema acusa, permitindo ao colaborador atuar na correção imediatamente, caso contrário, se tudo estiver certo, o pedido estará pronto e o produto é embalado para expedição/ envio ao cliente.

2. O FDA definiu as regras de identificação e codificação de produtos pra saúde e dispositivos médicos. Será necessário que os produtos comercializados nos EUA contenham uma etiqueta com diversas informações entre elas, uns códigos bidimensionais que contenham informações de identificação do produto e dados variáveis. O GS1 DataMatrix adotado pela Bionnovation atende perfeitamente a este requisito, permitindo que nosso produto tenha acesso ao mercado americano.

 Vídeo

 Resultados alcançados

Os benefícios são ainda de uma fase inicial, porém constatou-se que após a aplicação da solução GS1 DataMatrix, erros de expedição dos pedidos para os clientes foram reduzidos para zero, consequentemente os custos de postagem também foram reduzidos, já que nos casos de envio de pedidos errados, a empresa acabava tendo um gasto adicional, pois tinha que pagar pela devolução e reenvio para o cliente. Além do custo financeiro, havia o desgaste com o cliente causado pelo erro.