Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksWalmart-Brasil-e-o-Programa-3P

Compartilhe:

Walmart Brasil e o Programa 3P

Desde o início de 2017 o Walmart Brasil iniciou o uso dos padrões de identificação (GLN e GTIN), captura (GS1-128) e compartilhamento de dados (GPC) da GS1 para cadastro e mapeamento dos fornecedores de frutas, legumes e verduras participantes do Programa 3P. Esse programa, exclusivo do Walmart Brasil, envolve 3 pilares principais: auditorias, análises e rastreabilidade. Os fornecedores participantes do Programa 3P, e cadastrados na GS1, fazem a identificação de suas localizações através do GLN e de seus produtos através do GTIN e GPC. Os locais e produtos auditados e analisados pelo Programa 3P são identificados através do GLN e GTIN. A rastreabilidade dos produtos também é feita utilizando desses padrões de identificação da GS1 e as informações são impressas diretamente do sistema FoodlogiQ em uma etiqueta de rastreabilidade com os padrões de captura GS1-128 . A adoção dos padrões da GS1 gerou ganhos significativos em todas as etapas desse processo.



 Padrões utilizados

Piloto de Rastreabilidade em FLV com a aplicação dos Padrões GS1

 

  • Chaves de Identificação GS1
    • GTIN (Número Global de Item Comercial)
    • GLN (Número Global de Localização)
  • Captura
    • GS1-128
  • Compartilhamento de Dados:
    • Dados Mestres
      • GPC (Classificação Global de Produtos)

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

Desde o final de 2014 o Walmart Brasil realiza junto a seus fornecedores de frutas, legumes e verduras em todo o Brasil o Programa 3P, que conta com 3 pilares principais:

1P – AUDITORIAS - Todos fornecedores de hortifruti são Auditados ou Certificados em requisitos baseados no GFSI Global Markets e serão qualificados em função das evidências de conformidades.

2P - ANALISE DE AGROTÓXICOS -  Amostras de frutas, legumes e verduras serão analisadas para identificação de resíduos de agrotóxicos, em laboratórios acreditados pela NBR ISO/IEC 17025 e habilitados pela ANVISA.

3P – RASTREABILIDADE - Todo produto recebido deve ser identificado por código que permita rastreá-lo desde sua origem. Todo fornecedor deve ser capaz de rastrear seus produtores.

O Programa 3P tem como objetivo atender às demandas relativas a segurança dos alimentos fornecidos em toda a rede Walmart Brasil com geração de valor em toda a cadeia de hortifruti, bem como fomentar o desenvolvimento dos fornecedores.

No início de 2017, para gerenciar todas as informações do programa 3P, foi implantado nos fornecedores participantes do programa o sistema FoodlogiQ, em parceria com a empresa WQS do Brasil, que é responsável pelo apoio técnico e tecnológico do Programa 3P.

Com a implantação do sistema FoodlogiQ os fornecedores de frutas, legumes e verduras do Walmart no Brasil e associados a GS1 Brasil, passaram a ter suas localizações (packing e terceiros) identificadas com o GLN, e da mesma forma todos os seus produtos identificados com o GTIN e cadastrados de acordo com o GPC.

Todos os documentos (auditorias + análises) compartilhados com o programa possuem sua identificação e produtos de referencia associados aos padrões GLN e GTIN da GS1 Brasil.

A rastreabilidade utiliza os padrões GLN e GTIN para identificação da localização e produto, respectivamente, e o próprio sistema gera uma etiqueta de rastreabilidade com os padrões de captura GS1 – 128.

Dessa forma os fornecedores do Programa 3P, associados a GS1, passam a ter toda a sua cadeia de frutas, legumes e verduras identificada através dos padrões da GS1 e pode se comunicar de forma mais rápida e correta.

A adoção das chaves de identificação GLN e GTIN auxiliou consideravelmente no processo de unificação de cadastro, garantindo que um mesmo fornecedor e seus terceiros possua um único registro no sistema e possa ser identificado em toda a cadeia de forma correta e precisa.

A utilização do padrão de captura GS1-128 nas etiquetas de rastreabilidade facilita a troca de informações entre o sistema FoodlogiQ e os demais sistemas utilizados pelo Walmart e pode ser utilizada para automação de processos. Um exemplo desse uso potencial é a utilização do GS1-128 para as inspeções de qualidade realizadas nos centros de distribuição do Walmart Brasil.

De forma geral, os padrões da GS1 adotados pelo Walmart Brasil através da implantação do sistema FoodlogiQ está auxiliando na diminuição dos erros das informações, através da correta identificação dos locais e produtos, bem como na agilidade e flexibilidade da captura de informações com o uso do código GS1-128.

 Participantes

Walmart Brasil

Empresa gestora do projeto define as diretrizes e regras do programa, bem como apresenta essas condições para todos seus fornecedores.

WQS do Brasil

Empresa responsável pela operacionalização do programa através das auditorias e análises, bem como do fornecimento do sistema FoodlogiQ de gestão de fornecedores e rastreabilidade de produtos para o Walmart Brasil e para todos os fornecedores participantes do projeto.

Fornecedores de frutas, legumes e verduras do Walmart Brasil

Os fornecedores são responsáveis pelo cadastro das Localizações, Produtos e Eventos (Rastreabilidade) no sistema FoodlogiQ, bem como pela impressão da etiqueta de rastreabilidade e correta identificação dos produtos no momento da entrega para o Walmart Brasil. 

 Resultados alcançados

Antes da implantação dos padrões da GS1 para identificação da Localização (GLN) e do Produto (GTIN) a base de cadastro era desunificada e muitas vezes duplicada, pois o cadastramento e a verificação dessas informações eram feitas pelo nome da Localização e do Produto e não por um código único como o GLN e GTIN. Dessa forma o cadastro além de não ser confiável, também não possibilita o cruzamento e análise das informações corretamente, prejudicando assim a informação e por consequência a tomada de decisão.

A partir da adoção das chaves de identificação da GS1 conseguimos obter uma enorme confiança nas informações referente às Localizações e Produtos, e também garantir que os relatórios e indicadores para tomada de decisão sejam confiáveis e verídicos.

Os padrões de captura utilizados nesse projeto, principalmente o uso do GS1-128 para as informações de rastreabilidade, permite uma enorme possibilidade de integração entre os sistemas, uma vez que a informação se apresenta em um código aberto e confiável que possibilita fácil leitura e captura por outros sistemas.

Economia de tempo e eficiência nas operações de todo o programa. No entanto atualmente a base de dados de Localizações, Produtos, Auditorias, Análises e Rastreabilidade do Programa 3P está organizada e alinhada com os padrões da GS1, permitindo a partir desse momento uma grande gama de aplicações e novos usos que anteriormente, pela falta de padronização das informações, não era possível realizar.

O principal objetivo da projeto e implantar no setor de FLV a utilização dos padrões GS1 para identificação e captura das informações de localizações (GLN), produto (GTIN) e rastreabildade (GS1-128), possibilitando assim a automação de todos os processos de recebimento e verificação de qualidade no momento da entrega do produto pelo fornecedor, como já é feito em outros setores nos centros de distribuição do Walmart Brasil.

A utilização dos padrões da GS1 irá melhorar a acuracidade das informações, permitindo a identificação única de cada localização e produto, bem como a melhoria da qualidade da informação que poderá caminhar através dos sistemas de gestão do Walmart Brasil em toda a cadeia de abastecimento, do produtor até o ponto de venda, de forma mais rápida e eficiente.

Após a implantação dos padrões de identificação GLN e GTIN, do padrão de captura GS1 - 128 em todos os fornecedores de FLV e da automatização do recebimento dos produtos e da inspeção de qualidade, estima-se uma diminuição de até 30% no tempo gasto total para recebimento e aprovação dos produtos, gerando ganhos para toda a cadeia de abastecimento.

Olá ,
Contamos com sua participação em uma rápida pesquisa sobre nosso portal!