Relatório de Gestão
2016 / 2018
Download
Relatório de Gestão
2016 / 2018
cases da gs1 brasil cases da gs1 brasil

Cases de Sucesso

Para contribuir cada vez mais com o crescimento, a sustentabilidade e a eficiência dos negócios, a GS1 Brasil trabalhou ativamente no engajamento das empresas por meio de comitês, grupos de trabalho e eventos, buscando entender as necessidades dos diversos setores da economia nacional e implantar as melhores práticas de automação, rastreabilidade, segurança do alimento e do paciente. Os cases de sucesso, a seguir, ilustram uma pequena parte desse trabalho junto ao mercado no período entre 2016 e 2018.

Indústria

Johnson & Johnson

Para atender à legislação de rastreabilidade de medicamentos no Brasil, a divisão da Johnson & Johnson que se dedica à fabricação de medicamentos tinha o desafio de fazer a integração entre os parceiros (distribuidores, farmácias e hospitais) para ajustar os processos e facilitar a comunicação. Entre as várias iniciativas, a companhia adotou os padrões GS1 em todo o processo logístico, utilizando o código de barras nos itens comerciais, caixas de embarque e paletes. Por serem globais, os padrões também ajudaram a fazer a rastreabilidade do fluxo de materiais entre os países onde a empresa atua. Ter visibilidade dos dados dos medicamentos em toda a cadeia logística foi o principal ganho do projeto, que rendeu à companhia o troféu do Prêmio automação 2018 na categoria Saúde–Gestão Logística e Rastreabilidade de Medicamentos.

Citrícola Lucato

Há mais de 50 anos, a Citrícola Lucato produz e comercializa laranjas e tangerinas para todo o Brasil. Para aprimorar as operações, a empresa buscou o auxílio da GS1 Brasil para fazer a rastreabilidade de todo o caminho da laranja, desde a fazenda até o supermercado. A introdução do código de barras e o aperfeiçoamento dos processos promoveu benefícios em toda a cadeia, reduzindo os problemas de distribuição de frutas no varejo e melhorando os resultados financeiros da empresa. O consumidor também foi beneficiado, pois, em conjunto com a PariPassu, a Citrícola Lucato desenvolveu um aplicativo que, ao escanear o código de barras na embalagem da laranja, mostra todo o caminho da fruta escolhida. Em virtude desses resultados, a empresa venceu o Prêmio automação 2018, na categoria Agrobusiness.

Saúde

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 na capital paulista, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz sempre apostou na tecnologia para melhorar seus procedimentos. Desde 2008, utiliza o GS1 DataMatrix para controlar os processos logísticos e, em 2017, expandiu a aplicação deste código para as unidades de internação para fazer a identificação do medicamento desde a origem até o leito do paciente de forma eficiente e segura para o processo de medicação. Como o hospital já era responsável pela prescrição, pelo preparo e pela dispensação dos medicamentos de forma eletrônica, o uso do GS1 DataMatrix ajudou a fazer a dupla checagem, diminuindo um potencial risco para o paciente. Os principais benefícios do novo processo foram: diminuição do tempo entre a administração do medicamento e a checagem no sistema e melhoria da parceria do hospital com os outros elos da cadeia. O case foi vencedor do Prêmio automação 2018 na categoria Saúde – Inovação na Segurança do Paciente.

Micro e Pequena Empresa

Mascky

A Mascky Comércio e distribuição é uma empresa de pequeno porte que iniciou suas atividades em 2013 com a venda de presentes, como brinquedos, pelúcias e óculos de sol, para lojas de conveniência, padarias, bancas de jornal e comércio em geral. A empresa identificou a oportunidade de desenvolver uma marca própria de carregadores de celular e, a partir daí, investiu em uma embalagem com o código de barras padrão global GS1 para otimizar as vendas e facilitar os processos dos clientes varejistas que, em muitos casos, reetiquetavam o produto, gerando erros. Com esta solução, a Mascky aumentou o faturamento em 50%. Além disso, ter o GTIN do produto foi essencial para iniciar as vendas via e-commerce e ter acesso a grandes marketplaces. A Mascky foi vencedora do Prêmio automação 2017 na categoria Micro e Pequena Empresa (MPE).

Brasil Criart

Com atuação na área de presentes e artigos artesanais, como noivinhos de biscuit, velas decorativas e lembrancinhas para festas, a Brasil Criart foi fundada em 2005, com a produção das peças feita na casa dos empreendedores e vendida para lojas da Rua 25 de Março, em São Paulo (SP). Para expandir o fornecimento a outros mercados, a empresa adotou o código de barras EAN 13, padrão GS1. No início, foram apenas 12 códigos cadastrados, mas no fim de 2018 já registrava 22 mil. Com essa iniciativa, conseguiu abrir novas frentes de negócios, fornecendo para supermercados, redes de lojas, atacadistas e distribuidores. esse resultado também foi alcançado com a participação em eventos de negócios e de capacitação promovidos pela GS1 Brasil. A Brasil Criart ganhou o Prêmio automação 2018, na categoria Micro e Pequena Empresa (MPE).

Alimentos

Carrefour

Diante da necessidade de automatizar o controle de qualidade e a logística de frutas, legumes e verduras (FLV), o Carrefour foi a primeira rede supermercadista a aderir ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de alimentos (Rama), desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a PariPassu. O Rama tem o objetivo de estimular os produtores de FLV a adotarem boas práticas para garantir a segurança do alimento e monitoramento de defensivos agrícolas, apoiado em tecnologias que usam como base os padrões GS1. O Carrefour colhe bons frutos com essa iniciativa, pois passou a estimular os produtores a usarem o código GS1-128, que fornece informações do item, como lote, fabricação e data de validade. O consumidor, por sua vez, passou a ter acesso aos dados dos alimentos, escaneando o QR Code presente nas embalagens. Diante da relevância do projeto, o Carrefour foi vencedor do Prêmio Automação 2016, na categoria Rastreabilidade.

Supermercado Pinheiro

Com foco na segurança do alimento, o supermercado Pinheiro adotou o código GS1 DataBar com o objetivo de fazer a rastreabilidade e aprimorar o controle de qualidade na seção de frutas, legumes e verduras (FLV). Quando o cliente passa no caixa e é feita a leitura da etiqueta com o GS1 DataBar, ele é avisado sobre preço, data de validade, lote e todo o caminho do alimento até chegar ao supermercado. Com esse investimento em tecnologia e inovação, o supermercado Pinheiro evita a venda de produtos vencidos e melhora os controles e a gestão de loja. A rede, que possui 11 unidades no Ceará, contou com o apoio da GS1 Brasil, da produtora de frutas doce Mel e da PariPassu para realizar o projeto, vencedor do Prêmio automação 2018, na categoria Varejo – Segurança do Alimento do Campo à Mesa.

Varejo

Assaí Atacadista

Com cerca de 150 unidades no Brasil, a empresa apostou em um software para controlar toda a movimentação de produtos das lojas com base no código de barras padrão GS1. A solução, chamada RUB, foi desenvolvida pela GIC e possibilita várias ações a partir da leitura do código de barras: identificar se o item está exposto ou em estoque, visualizar os problemas e determinar as tarefas a serem feitas, como repor as mercadorias na gôndola. Dessa forma, os gestores têm uma visão precisa do fluxo das mercadorias, diminuindo rupturas e aumentando a produtividade. O case venceu o Prêmio automação 2016, na categoria Identificação de Produto.

Têxtil

Piticas

Iniciando suas atividades em 2010 com a produção e venda de camisetas com estampas da cultura pop, a expansão da Piticas se deu por meio de franquias, surgindo a necessidade de encontrar tecnologias acessíveis e eficientes para controlar o estoque e evitar perdas. A opção foi pelo RFID, adesão que contou com o apoio da GS1 Brasil para implementar os processos, e da itag e Presence, como fornecedoras de integração e das etiquetas inteligentes. O inventário, que levava 7 horas para ser feito nos quiosques da marca, passou a ser realizado em cinco minutos com o RFID. Pela iniciativa, a Piticas ganhou o Prêmio Automação 2018, na categoria Têxtil – Automação.

E-commerce

JáCotei

O comparador de preços de e-commerce, que possui centenas de varejistas virtuais cadastrados, auxilia os consumidores no momento da compra, listando alternativas de lojas e os menores valores praticados entre elas. Para melhorar a confiabilidade dos dados, a adoção do GTIN foi fundamental para evitar erros de digitação, elaborar o cadastro interno de produtos, ganhar eficiência operacional e apresentar o item correto nas comparações realizadas pelos consumidores. Além disso, com a implementação do GTIN, a integração de uma loja nova à plataforma do JáCotei, que demorava três dias, passou a ser feita em duas horas. Com tantos ganhos, a empresa passou a estimular o uso do GTIN no comércio eletrônico. Como reconhecimento deste trabalho, a empresa recebeu o Prêmio Automação 2016, na categoria E-commerce.

Indústria 4.0

Oxford Porcelanas

A Oxford, uma das maiores fabricantes de cerâmica e porcelana da América Latina, detectou a necessidade de melhorar os processos de exportação com o uso de padrões globais de identificação dos produtos. Assim, investiu em uma solução RFID, identificando as mercadorias com etiquetas inteligentes. No estoque, além do RFID indicar a localização exata dos itens armazenados, gerou maior velocidade e eficiência na separação dos pedidos, garantindo redução total dos erros nos embarques e entregas. O Retorno sobre o Investimento (ROI) em RFID foi alcançado em doze meses. Por conta desse projeto, que contou com o apoio da GS1 Brasil e de parceiros como a Parson Serviços em Tecnologia e a Auto Adesivos Paraná, a Oxford foi vencedora do Prêmio Automação 2017, na categoria EPC/RFID.

Distribuição

Biblion

A Biblion é um operador logístico que atua no mercado editorial mais de há 15 anos, trabalhando em parceria com grandes editoras do Brasil. Um dos principais desafios da empresa é lidar com a grande quantidade de títulos lançados. Assim, para aumentar a produtividade e reduzir custos, apostou na adoção da tecnologia RFID, obtendo vários benefícios: saber a localização dos itens armazenados e obter mais agilidade na conferência, devolução de materiais e inventário, que passou a ser feito em poucos minutos. O projeto, realizado em parceria com a iTAG, foi vencedor do Prêmio Automação 2016, na categoria Transporte e Logística.

Clique para fazer o download da versão completa

Faça download do relatório