Comunicação com o Mercado

Novo portal GS1 Brasil

O portal da GS1 Brasil foi repensado no processo de adoção da nova identidade visual global. Não foi somente a aplicação da nova marca, houve a reestruturação do portal para novas necessidades do mercado. “Entre as melhorias, agora ele é responsivo”, observa Frederico Coelho, gerente de Comunicação e Eventos da GS1 Brasil. “Independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado – celular, tablet, computador –, o portal identifica o tamanho da tela e personaliza a navegação”.

As mudanças resultaram ainda na simplificação do processo de filiação de novos associados, que antes demorava 19 minutos, e hoje leva de 5 a 7 minutos. A curadoria de conteúdo adotou um modelo de navegação cruzada, em que, sobre determinado assunto, é possível encontrar notícias, vídeos e outros tipos de conteúdo.

As mudanças levaram em conta opiniões de usuários, captadas pela central de atendimento; estudos de analytics, que levam em conta o comportamento dos visitantes do site; e a própria estratégia de negócios da associação. “Toda a construção foi pensada para o usuário”, afirma Coelho. A área chamada Painel do Associado foi reconstruída com muito mais funcionalidades.

Relacionamento com a Imprensa

Durante o triênio, o relacionamento com a imprensa mudou de foco. O resultado passou a ser medido como projeção da marca. A GS1 Brasil conseguiu bater recordes de inserções da marca, chegando a mil inserções por ano. Em 2015, principalmente, a associação conseguiu alavancar a presença na televisão, com Jornal Nacional, Globo Rural e GloboNews.

“O crescimento no número de inserções foi fantástico, e também da qualidade das inserções”, diz Frederico Coelho. Ele destaca que novidades como o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) foram fundamentais para alcançar esse resultado. A GS1 Brasil trabalha com uma assessoria de imprensa em São Paulo e outra na Região Sul.

Mídias Sociais

A comunicação digital foi uma área que se desenvolveu muito durante o triênio, dentro do conceito de comunicação integrada. As redes sociais deixaram de adotar um modelo de manutenção da comunicação e passaram a fazer parte da estratégia para alavancar o core business da organização.

A GS1 Brasil está presente no Facebook, LinkedIn, Twitter e Google Plus. A versão eletrônica da revista Brasil em Código está pública no Issuu e vários conteúdos, no SlideShare. “Todas as redes que movimentam o mercado, que têm potencial para divulgar conteúdo, hoje em dia fazem parte da nossa estratégia”, explica Coelho. “No LinkedIn, a GS1 Brasil só está atrás do Global Office em número de seguidores. No Facebook, também estamos nos top 10 em seguidores”.

Revista Brasil em Código

A revista Brasil em Código é uma publicação trimestral da GS1 Brasil, que divulga tendências e inovações tecnológicas, tendo como foco principal a importância da automação e as grandes mudanças do mercado. No quarto trimestre de 2015, a revista chegou à sua 18ª edição, tendo como reportagem principal os 20 anos do varejo online.

A revista mudou bastante durante o triênio. “Queremos levar, além de experiências do universo GS1, temas gerais que interessam aos empresários que são nossos associados”, explica o gerente de Comunicação e Eventos da associação. A revista tem uma tiragem de 3 mil exemplares, e a versão digital está disponível no serviço Issuu, com mais de 20 mil acessos por edição.