Relatório de Gestão
2016 / 2018
Download
Relatório de Gestão
2016 / 2018
estratégia de dados GS1 estratégia de dados GS1

Estratégia de Dados

Em um cenário em que os dados são imprescindíveis para traçar as estratégias de negócios, trabalhar com informações de qualidade é determinante para o sucesso da empresa. Nesse sentido, a GS1 Brasil tem desenvolvido uma série de iniciativas para mobilizar as companhias em busca da qualificação dos dados dos produtos, considerando a crescente necessidade de digitalização do mercado.

Pensando em soluções que assegurem dados precisos e padronizados para o mercado, a entidade buscou o aprimoramento da plataforma do Cadastro Nacional de Produtos (CNP). “Como meta para os próximos anos, vamos continuar trabalhando em diversas frentes, com o desenvolvimento dos padrões e tecnologias para gerar mais valor ao associado. Estamos monitorando as tendências do mercado e uma delas, certamente, diz respeito aos dados. Ferramentas como analytics e Inteligência Artificial, por exemplo, dependem de dados de boa qualidade”, conta o diretor de Tecnologia da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi.

“A estratégia de dados é uma das grandes iniciativas da entidade que se fortaleceu neste triênio. Nosso foco é na qualidade de dados de produtos, tão importante para todos os elos da cadeia de abastecimento e também para o consumidor, que cada vez mais demanda informações precisas sobre o que vai adquirir”

Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil

CNP

O triênio marcou um período de investimentos importantes na melhoria das soluções colocadas à disposição dos associados, fruto de um trabalho integrado de várias áreas da GS1, como Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologia da Informação e Desenvolvimento Setorial. Uma das soluções que ganhou destaque foi o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), que passou por atualizações para simplificar e melhorar a usabilidade, se consolidando no mercado como uma ferramenta confiável.

Lançado em 2013, o CNP é uma plataforma on-line da GS1 Brasil que auxilia no cadastro, geração dos códigos de barras e gerenciamento de dados de produtos das empresas associadas. A ferramenta possui recursos para alinhar as informações com toda a cadeia de abastecimento, permitindo que os parceiros consultem as referências cadastradas pela indústria fornecedora da mercadoria.

Uma atualização, em 2016, tornou a ferramenta mais intuitiva, com novas funcionalidades e com maior quantidade de campos para informações sobre os produtos, tornando-se, assim, uma base de dados mais rica. A plataforma teve um importante crescimento, tanto que, em 2017, os três vídeos mais vistos no canal da GS1 Brasil no YouTube foram tutoriais do CNP, que juntos somaram 32 mil visualizações no ano.

Os avanços não pararam por aí. Em 2018, foi lançada uma versão mais moderna e funcional do CNP, com melhorias de usabilidade para os associados, novas telas e layouts, além de um fluxo de cadastro de produtos mais otimizado. Com tantas melhorias, a quantidade de itens cadastrados apresentou crescimento expressivo de 644% entre 2016 e 2018. Assim, com o CNP, a GS1 Brasil ganhou reconhecimento do mercado, como fonte confiável e neutra de informações.

Para o futuro, a entidade planeja ampliar o entendimento sobre como as ferramentas disponibilizadas apoiam o cadastro e o compartilhamento de dados de produtos na cadeia de suprimentos. A GS1 Brasil continuará incentivando as empresas proprietárias das marcas a aproveitarem todo o potencial do CNP, tanto para gerenciamento do portfólio de itens, quanto para compartilhamento de dados confiáveis com parceiros.

infografico cnp

Modelos mais eficientes de conexão com o mercado

Com a estratégia de apoiar as empresas na crescente demanda por dados qualificados, a GS1 Brasil tem lançado e aprimorado ferramentas que, a partir do código do produto (GTIN), dão acesso a informações essenciais para a gestão do item na cadeia de suprimentos. Um exemplo é o GEPIR (Global Electronic Party Information Registry ou Serviço de Verificação Global de Autenticidade de Prefixos), que verifica se o código do produto é válido e permite acesso a informações da empresa responsável pelo item em qualquer lugar do mundo.

Acompanhando as tendências tecnológicas, a GS1 Brasil também desenvolveu APIs (do inglês “Application Programming Interface” ou “Interface de Programação de Aplicativos”), que automatizam e facilitam o cadastro e a atualização de dados dos produtos no CNP pelo dono da marca, além de possibilitarem a consulta dessas informações por parceiros de toda a cadeia de abastecimento.

Clique para fazer o download da versão completa

Faça download do relatório