Relatório de Gestão
2016 / 2018
Download
Relatório de Gestão
2016 / 2018
estudos e dados GS1 Brasil estudos e dados GS1 Brasil

Estudos e Pesquisas

Com o intuito de promover o conhecimento e auxiliar seus associados e a comunidade de negócios a direcionarem suas estratégias e tomada de decisões, a área de Pesquisa e Desenvolvimento conduziu e divulgou, no triênio, vários índices, estudos e pesquisas relevantes para o mercado.

Esse trabalho teve foco na análise de tendências a respeito da automação de empresas e do comportamento do consumidor, ajudando a fortalecer o nome da GS1 Brasil como referência em automação e informação no País.

Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial

Este indicador, lançado em 2016, mede a intenção de lançamento de novos produtos, tendo como base a quantidade de pedidos de códigos de barras solicitados pelas empresas para a GS1 Brasil. Elaborado com o apoio da 4E Consultoria e divulgado no primeiro dia útil de cada mês, é considerado um índice antecedente da produção nacional, permitindo a identificação de tendências para a economia em geral. Em 2017, o índice foi ampliado, ganhando a abertura de dados por setor e por região, auxiliando o melhor entendimento do mercado nacional.

Índice de Automação do Mercado Brasileiro

Para mensurar a automação e a adoção de tecnologias no mercado nacional, este indicador foi criado em 2016, com o apoio metodológico da GfK Pesquisas, e já ganhou repercussão em todo o País. O estudo traz uma visão detalhada da automação em empresas e para consumidores. Do lado das companhias, mapeia os setores de indústria, comércio e serviços, segmentando também por porte e região. Já do lado do consumidor, avalia o impacto das novas tecnologias na vida dos brasileiros, considerando as soluções utilizadas em casa, condomínio, celular e automóvel. Para o futuro, a ideia é mensurar a automação também no segmento do agronegócio.

estudos e pesquisas - indice de automação das empresasestudos e pesquisas - indice de automação de consumidores

Radar Empresarial

Lançado em 2018, este indicador econômico mensura o encerramento de portfólio de produtos pelas empresas, mostrando uma tendência se mais ou menos companhias decidem pelo término de suas linhas de produtos. Publicado mensalmente com dois recortes – Brasil e Micro e Pequenas empresas (MPEs) – o índice é feito em parceria com a Consultoria 4E e pode ser utilizado como um termômetro da conjuntura econômica nos meses subsequentes à sua publicação, sendo um antecedente de índices consolidados e reconhecidos no mercado nacional.

Estudos e Tendências

Apresenta um perfil de compra do consumidor brasileiro e suas preferências, além de uma visão sobre como as empresas utilizam os padrões GS1 e como enxergam os desafios para os negócios. Os estudos são realizados semestralmente com apoio da H2R Pesquisas Avançadas. No triênio, foram apresentadas seis edições dessa pesquisa que considera três macrossetores da economia brasileira: alimentos, indústria e saúde. Já a pesquisa realizada com consumidores, consultou brasileiros maiores de 18 anos e com acesso a smartphones.

Empresas

empresas registram atraso na produção por falta de matéria prima em função de inconsistências no cadastro de produtos
37% das empresas registram atraso na produção por falta de matéria prima em função de inconsistências no cadastro de produtos.
empresas do setor de alimentos têm o controle da data de fabricação e validade dos produtos. Nas indústrias, 75% identificam os itens no cadastro e, no setor de saúde, 87% exigem a rastreabilidade dos produtos em caso de recall
Quase 90% das empresas do setor de alimentos têm o controle da data de fabricação e validade dos produtos. Nas indústrias, 75% identificam os itens no cadastro e, no setor de saúde, 87% exigem a rastreabilidade dos produtos em caso de recall.
aplicativos com leitura do código de barras vão gerar ofertas para o cliente em tempo real.
46% acreditam que os aplicativos com leitura do código de barras vão gerar ofertas para o cliente em tempo real.
necessário ter uma infraestrutura tecnológica para integração de todos os canais de venda on-line e off-line
Para 56% das empresas, será necessário ter uma infraestrutura tecnológica para integração de todos os canais de venda on-line e off-line.

Consumidores

consumidores já usam o smartphone para buscar informações essenciais sobre os produtos.
Mais de 80% dos consumidores já usam o smartphone para buscar informações essenciais sobre os produtos.
produtos devem ter o mesmo código de barras, tanto na loja física como no e-commerce, e 49% já utilizam o código de barras para ter certeza de que estão visualizando o mesmo produto.
69% concordam que os produtos devem ter o mesmo código de barras, tanto na loja física como no e-commerce, e 49% já utilizam o código de barras para ter certeza de que estão visualizando o mesmo produto.
pessoas sempre buscam avaliação de produtos feita por outros consumidores (recomendação ou rating) e 58% sempre olham as reclamações postadas.
55% das pessoas sempre buscam avaliação de produtos feita por outros consumidores (recomendação ou rating) e 58% sempre olham as reclamações postadas.
usam o código de barras para consultar o preço dos produtos.
86% usam o código de barras para consultar o preço dos produtos.

Fonte: Pesquisa realizada pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas. A edição mencionada foi feita de 03/10 a 06/11/2018, com um total de 550 entrevistas com empresas brasileiras, dos segmentos de alimentos, saúde e indústria. A margem de erro é de 4,2% no intervalo de confiança de 95%. A pesquisa com os consumidores envolveu 400 entrevistas realizadas de 27/10 a 14/11/2018. A margem de erro é de 4,9%.

Clique para fazer o download da versão completa

Faça download do relatório