Excelência na identificação de produtos!
O GTIN (Número Global de Item Comercial) é um padrão internacional de identificação de que transforma a forma como empresas gerenciam seus produtos e serviços. Ele é indispensável para garantir precisão na gestão dos produtos desde a fabricação, passando pela distribuição e chegando ao cliente final.
Além disso, o uso do GTIN melhora a visibilidade dos produtos em marketplaces, aumenta a confiança dos consumidores, tornando-se um elemento-chave para negócios que buscam eficiência e competitividade no mercado global.
As vantagens do GTIN da GS1
Maior visibilidade
O GTIN do produto facilita a busca em sites e comparadores de preços, permitindo que o item seja encontrado mais facilmente pelos clientes e, assim, aumentando suas vendas.
Confiabilidade
O GTIN ajuda a verificar a autenticidade do produto. Os clientes podem ter mais segurança ao comprar uma marca confiável e original ao rastrear o produto por meio do GTIN.
Geração de etiquetas de código de barras
O código de barras do produto é gerado por meio do GTIN. Essa praticidade garante o escaneamento rápido e o fácil acesso às informações dos produtos.
Vender mais
Com o GTIN, o cadastro do seu produto ficará mais completo e ganhará mais visibilidade nos principais marketplaces no Brasil e no mundo. Segundo dados do Google, a configuração do EAN (GTIN) no Google Shopping aumenta conversão em 20%.
O código de barras é uma solução simples que, há mais de 50 anos, vem revolucionando a forma como trabalhamos e vivemos globalmente. Entre os diversos tipos de códigos, o mais comum é o EAN-13, amplamente utilizado para identificar produtos vendidos no varejo.
Esse tipo de código é composto por duas partes principais:
A númeração:
Chamada de GTIN (Número Global de Item Comercial), aparece abaixo do código de barras e é atribuída pela GS1, garantindo número único e exclusivo para cada item.
As Barras:
As barras são a representação gráfica do GTIN (Número Global de Item Comercial). Elas contêm informações essenciais do produto, garantindo leitura rápida e precisa.
GTIN-13 | GTIN-14 | GTIN-8 |
---|---|---|
O GTIN-13 é o código que identifica o produto. Possui 13 dígitos e também é conhecido como código EAN. Este código é utilizado tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce para vendas online. | O GTIN-14 é utilizado para identificação de agrupamentos de itens homogêneos, como uma caixa de embarque. Geralmente este código não é lido no ponto venda do varejo, mas, alguns atacarejos/atacadistas já possuem sistema adequado para a leitura na frente de caixa. | O GTIN-8 é uma identificação específica para itens de pequenas dimensões, ideal para produtos que não comportam o código de barras EAN-13 devido ao seu tamanho reduzido. Ele pode ser solicitado para produtos retangulares ou quadrados com área total inferior a 80 cm², etiquetas com área menor que 40 cm² ou itens cilíndricos com diâmetro inferior a 30 mm. Além dos critérios dimensionais, questões relativas ao tipo de produto, variação de cores etc, são considerados na avaliação/liberação. Fale com a GS1 para mais detalhes. Confira os exemplos abaixo para saber se o seu produto se enquadra nesses critérios. |
Lembre-se: O código de identificação do produto (GTIN) é permanente e não pode ser alterado. Para imprimir o código de barras, você pode: 1) gerar internamente com softwares e equipamentos próprios; 2) enviar os GTINs para um fornecedor gráfico; ou 3) gerar o código usando o Cadastro Nacional de Produtos imprimindo numa impressora de sua empresa. A GS1 Brasil também disponibiliza uma lista de fornecedores para impressão de códigos de barras.
Atenção: Se precisar gerar o GTIN para exportar para EUA ou Canadá, entre em contato com nossa Central de Relacionamento para obter maiores informações sobre o procedimento.