Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCNP---Cadastro-Nacional-de-Produtos

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Hub de Dados > Bancos de Dados de Produtos > Cadastro Nacional de Produtos

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Visibilidade para seu produto e mais negócios para sua empresa.

Com o Cadastro Nacional de Produtos a gestão de seus produtos fica muito mais fácil.

Sua empresa cadastra todas as informações técnicas de produtos, gera os códigos de barras (GTIN), permite compartilhar os dados com parceiros de negócio e até imprime as etiquetas para inserir nas embalagens.

Mais benefícios para a sua empresa

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Visibilidade no mercado

Divulgue seus produtos para o mercado, aproximando ainda mais seus parceiros e consumidores, além de compartilhar informações com outros serviços GS1. 


Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Qualidade de dados

Permite a gestão de produtos da sua empresa, mantendo uma base única de dados, evitando duplicidade, desperdício de tempo em pesquisa e proporcionando controle e segurança no acesso.

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Facilidade para cadastrar

Agora é mais fácil cadastrar! É possível transferir suas listas de produtos já existentes do excel, CSV ou por meio da API de Cadastro de Produtos.



Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Gerador de etiquetas

Permite a geração de etiquetas para os códigos de barras EAN-8, EAN-13 e ITF-14 e descrição dos produtos.

Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Simples para acessar

Em um único ambiente é possível cadastrar as informações técnicas dos seus produtos, gerar os códigos de barras e até imprimir as etiquetas para colocar nas embalagens.


Venda seus produtos na Amazon, Google, Carrefour, GPA e diversos outros players  
Dados seguros

Além de prático e funcional, o Cadastro Nacional de Produtos é um sistema que proporciona mais segurança e backup das informações.

Como funciona o Cadastro Nacional de Produtos?​

  • Atributos do produto: Permite a gestão dos produtos da sua empresa, adicionando imagens, informações de pesos e medidas, descrições específicas para etiquetas, GPC, NCM, etc.
  • Etiqueta de códigos de barras: Permite a geração de etiquetas com códigos barras EAN-8, EAN-13 e ITF-14 de três formas: somente o código de barras, código com descrição e código com descrição e texto livre.
  • Gestão de produtos em um só local: use o Cadastro Nacional de Produtos como base única de informações dos seus produtos, evitando duplicidade, desperdício de tempo na busca de dados e aumentando o controle na utilização de prefixos GS1.
  • Segurança: O sistema proporciona mais segurança e backup das informações. 
  • Códigos Eletrônicos: Possibilidade de gerar os códigos eletrônicos do produto (EPC/RFID) no Padrão EPC Global. 
  • Comercial e logística: Cadastro de informações dos produtos para transações comerciais e logísticas, como descrição do item, marca, imagem do produto, peso, volume, etc. 
  • Importação de lista de produtos: É possível importar os dados dos seus produtos direto de ferramentas que a sua empresa já utiliza, como planilhas de excel ou por meio de uma API, evitando o retrabalho de cadastrar a lista dos seus produtos. 
  • Relatórios: Geração de relatórios gerenciais e de controle dos seus produtos.

Entenda como o Cadastro Nacional de Produtos funciona

A classificação mais adequada para seu produto


​A Classificação Global de Produtos - GPC classifica os produtos de forma correta e uniforme, agrupando em categorias com base em suas propriedades essenciais. ​É um conjunto universal de padrões para tudo, desde um carro até um litro de leite, equipamentos de camping, calçados, eletrodomésticos, brinquedos e muito mais!
Você utilizará o código "brick" da tabela GPC para classificar seu produto e utilizá-lo no Cadastro Nacional de Produtos.




​​​​​​​​​​​

Integração com o Cadastro Centralizado de GTIN


O Cadastro Nacional de Produtos é integrado ao Cadastro Centralizado de GTIN, que é o banco de dados da Secretaria da Fazenda - SEFAZ e que contém um conjunto de informações sobre os produtos que possuem código de barras (GTIN) em suas embalagens.


A Secretaria da Fazenda - SEFAZ  utiliza o Cadastro Centralizado de GTIN para validar as informações as respeito dos produtos com GTIN na NF-e e na NFC-e, portanto, os donos das marcas, devem manter as informações de seus produtos corretas e atualizadas no Cadastro Nacional de Produtos.

Ao preencher corretamente o Cadastro Nacional de Produtos, você garante que os campos da NF-e e da NFC-e relacionados ao GTIN estarão aptos para validação pela Secretaria de Fazenda de seu Estado.


 
Atenção

Confira aqui o Ajuste SINIEF de 14 de julho de 2017 sobre a validação do GTIN na Nota Fiscal Eletrônica.


​​

​​​​