Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksTaxa-de-Retracao-Industrial

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Índices e Pesquisas > Índices > Taxa de Retração Industrial

Taxa de Retração Industrial

O indicador apresentou crescimento tanto na comparação mensal como na comparação com o mesmo mês do ano passado. A Taxa de Retração industrial acumulada no ano apresenta crescimento de 11,6% no total Brasil, o que significa que mais empresas encerraram o portfólio de produtos entre os meses de janeiro e agosto deste ano comparado ao mesmo período do ano passado.


Taxa de Retração Industrial - Agosto 2021 (publicação 15/09/2021)

agosto/2021
comparado a
julho/2021
agosto​/2021
comparado a agosto/2020
​Acumulado no Ano ​Acumulado últimos 12 meses​​
Brasil 5,4% 23,6% 11,6% 8,7%
MPE 11,9% 50,9% 19,2% 16,4%
​​

A Taxa de Retração Industrial teve crescimento de 5,4% em agosto na comparação com o mês anterior. Para MPE o crescimento foi de 11,9%.​

retr0821.PNG

Olhando para o mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento da inatividade em 23,6% para o número Brasil e 50,9% para MPE. 

retr0821_.PNG

Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, a Taxa de Retração Industrial está acumulada em 11,6% para o total Brasil e em 19,2% no indicador para MPE.

Para acessar a base histórica, clique aqui.

​​

Taxa de Retração Industrial

A Taxa de retração Industrial é um levantamento estatístico que gera informações úteis ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, constituindo-se em importante ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado, para análises econômicas realizadas no meio acadêmico, em consultorias e em organizações públicas.​

Este indicador foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos. Ele foi concebido com a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.

Devido sua abrangência e com o intuito de manter a confidencialidade e proteger a identidade das empresas, sua publicação ocorre por meio de um número índice, calculado com base média 2012 = 100.

São publicados os números Total Brasil e a abertura para Micro e Pequenas empresas (MPE). O indicador possui poder explicativo direto com significância estatística.

A série histórica da Taxa de Retração Industrial inicia-se em janeiro de 2013.


Principais usos:

Identificação de tendências no encerramento de atividades empresariais no território nacional.

Abrangência Geográfica:

Brasil

Abertura:

Micro e Pequenas Empresas

Periodicidade:

Mensal.