Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHack-Zurich-reúne-jovens-de-todo-o-mundo-para-maratona-de-tecnologia-e-inovação

Solicitar código de barras
Compartilhe:
25/10/2016

Hack Zurich reúne jovens de todo o mundo para maratona de tecnologia e inovação

Vencedores do Hackathon da GS1 Brasil marcam presença no evento

Mais de 500 jovens programadores do mundo todo se reuniram, em setembro, no Technopark Zurich para o Hack Zurich, uma maratona de programação para entusiastas de tecnologia e inovação. A presença do Brasil foi marcada pelo grupo Tegra, formado por quatro jovens de Sorocaba (SP), que venceram o primeiro Hackathon realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil em agosto deste ano. Como premiação, os jovens tiveram essa oportunidade de participar do Hack Zurich.

Durante 40 horas, os participantes tiveram o desafio de desenvolver produtos inovadores para a web, smartphones e computadores. Os grupos eram formados por duas a quatro pessoas que, juntas, trabalharam com suas próprias ideias para criar um projeto baseado em tecnologias modernas.

Para Virgínia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o primeiro Hackathon da entidade, realizado em São Paulo (SP) anteriormente, foi um grande aprendizado para todos os envolvidos na iniciativa. “O grupo Tegra se destacou pela inovação ao desenvolver um aplicativo para facilitar a vida do consumidor no momento da compra de remédios e o projeto os levou para a maratona em Zurich”, conta da entidade.

Na oportunidade, os meninos do Tegra apresentaram um aplicativo para o usuário buscar medicamentos nas farmácias mais próximas de sua localização e realizar a compra pelo próprio aplicativo. Basta escanear o código de barras da caixa do medicamento que o usuário terá acesso às informações do item por meio da base de dados da GS1 Brasil. Facilidade para o usuário e oportunidade para as farmácias interagirem com ofertas e promoções. 
Vencedor – Na terceira edição do Hack Zurich, o grupo Yvi foi o grande vencedor. O projeto consiste na possibilidade de criar um site na internet sem precisar das habilidades de programação. Com um controle de voz inteligente, é possível customizar e construir um site com comandos para as definições do design do layout, como as cores da página, tamanhos e disposições, fontes, e etc. A ferramenta é rápida e o resultado garante ao usuário um design de um site funcional e atraente. 

O grupo Yvi é formado por quatro integrantes, sendo três deles do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, e um representante da Microsoft Praga, na República Checa. Além do prêmio em dinheiro, o grupo terá a oportunidade de apresentar o projeto a uma banca de investidores de São Francisco, nos EUA. 

O Hack Zurich tem o apoio de mais de 50 empresas, instituições e start-ups. Durante o evento, engenheiros e desenvolvedores experientes acompanharam os participantes e os apoiaram no desenvolvimento dos projetos. Gigantes como o Google, Facebook e Microsoft, tinham espaço no evento para interagir com o público e propor outros desafios durante a maratona.