Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksScanners-2D-entregam-mais-informações-ao-consumidor

Solicitar código de barras
Compartilhe:
11/09/2017

Scanners 2D entregam mais informações ao consumidor

GS1 recomenda ao varejo que invista em leitores bidimensionais para aumentar a capacidade de captura de dados sobre os produtos

O QR Code já faz parte da rotina dos consumidores brasileiros, que exigem acesso a mais informações on-line e em etiquetas de produtos. Basta um aplicativo no smartphone para fazer a leitura do código bidimensional e ter acesso a uma variedade maior de dados, como, por exemplo, informações adicionais dos produtos, sites, promoções, entre outras.

Além do QR Code, o GS1 Datamatrix, é também um código bidimensional que vem sendo utilizado cada vez mais no Brasil, ganhando destaque principalmente no setor da saúde. Com tamanho compacto, esse padrão pode carregar informações variadas, tais como lote, data de validade, número de série, permitindo a otimização de processos em toda a cadeia, aumentando assim, a eficiência e a segurança do paciente. Devido ao seu tamanho, o GS1 DataMatrix, pode ser utilizado em quase todos os produtos  s de saúde, como medicamentos, instrumentos cirúrgicos e até para a identificação de pacientes.

A necessidade em aumentar o engajamento do consumidor e a conexão com informações ampliadas sobre produtos, possibilita também que os varejistas os protejam da compra de produtos expirados, falsificados ou inseguros. Nos sistemas de varejo, incluindo o ponto de venda, o atendimento completo dessas necessidades dos consumidores exigirá maior quantidade de identificação, além do Número Global de Item Comercial (GTIN), como número de lote ou de série.

No entanto, para terem acesso a este conteúdo, indústria e varejo necessitam de um leitor específico de código 2D. "A tendência é que cada vez mais produtos utilizem códigos bidimensionais", destaca Ricardo Melo, executivo de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Por isso, a GS1 Brasil orienta às empresas que pretendem adquirir um leitor de códigos que já invistam em uma tecnologia 2D. Apto a ler também os formatos convencionais dos códigos de barras (códigos lineares, ou códigos 1D, que exigem apenas um feixe para captar os dados do produto), os leitores bidimensionais podem fazer a varredura das informações tanto na horizontal quanto na vertical. Na prática, isso significa uma capacidade de armazenamento de dados muito maior sobre o produto.