Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksA-Força-do-E-commerce

Solicitar código de barras
Compartilhe:
20/06/2016

A Força do E-commerce

Cada vez mais conectado, o consumidor impulsiona o comércio eletrônico, principalmente por meio dos smartphones nos últimos meses. Pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil entre o último trimestre de 2015 e o primeiro deste ano, intitulada “O uso do código de barras no Brasil: consumidores e empresas”, constata que a tecnologia se instalou definitivamente nos hábitos do brasileiro, sendo que 87% dos entrevistados afirma ter o hábito de usar a internet como meio de compras.

A tecnologia móvel e o acesso são recursos definitivos incorporados à vida da população da maior parte do país. Portanto, um dos resultados da pesquisa da GS1 Brasil aponta o interesse das pessoas por novas tecnologias e seu novo comportamento de consumo. Entre os consumidores entrevistados, 88% revelam que as novas tecnologias facilitam o dia a dia. 78% deles sentem-se confortáveis em testar as novidades e 46% procuram descobrir o quanto antes a utilidade das novas tecnologias. Essa constatação reafirma dados levantados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), demonstrando crescimento de 128% nas transações B2B na última década, e de 279% nas B2C – compras no varejo.

Porém há ainda muitos desafios a serem transpostos para que o e-commerce possa crescer à passos mais largos. Regras fiscais e problemas com a logística ainda são pontos críticos no setor.

A tendência multicanal no Brasil - Com um consumidor cada vez mais conectado, as empresas estão focadas na implementação de estratégias omnichannel, onde a diferença entre o on-line e off-line quase não é perceptível ao cliente.

O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. O consumidor de hoje é multicanal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e prático para ele.