Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksArte-em-código

Solicitar código de barras
Compartilhe:
08/10/2015

Arte em código

Expressar em forma de arte o desenvolvimento do código de barras e a sua contribuição para os negócios. O conceito da evolução humana e uso crescente do código de barras foram o ponto de partida para a GS1 Brasil encomendar uma obra de arte para a escultora brasileira Francisca Junqueira.
O resultado foi um imponente painel instalado na sede da entidade, em São Paulo (SP), com 3,5 m de largura e 1 m de altura. A obra é constituída de pranchas de alumínio sobrepostas e, em cada uma delas, há uma imagem em relevo representativa da evolução do homem, que, em certo momento, alcança o surgimento do código de barras. “A comunicação evoluiu através da inteligência humana. Os códigos anteriores, como os desenhos das cavernas, os hieróglifos e o surgimento da impressão gráfica, deram espaço para a criação de novos métodos de leitura que podem representar uma infinidade de informações por meio do código de barras”, comenta Francisca. A artista explica que a cor escolhida, o azul, define a profundidade e a imensidão da Terra, que recebe a intercomunicação das ondas de comunicação, permitindo que o código
de barras seja universal. As chapas de alumínio (recicláveis e recicladas) foram cortadas a laser e pintadas manualmente. Os relevos foram feitos de resina e depois receberam coloração. Francisca é escultora e especialista em obras de grande porte para espaços abertos. Formada em artes plásticas pela FAAP, atua há mais de 40 anos nesse trabalho e também dá aulas em seu ateliê em Barueri (SP).