Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksAssociação-Brasileira-de-Automação-e-Associação-Nova-Projeto-promovem-inclusão-ao-mercado-de-trabalho

Solicitar código de barras
Compartilhe:
25/02/2016

Associação Brasileira de Automação e Associação Nova Projeto promovem inclusão ao mercado de trabalho

Entidades iniciam nova turma de curso para inserir pessoas com deficiência intelectual ao mercado de trabalho por meio da capacitação profissional

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e a Associação Nova Projeto – duas entidades sem fins lucrativos – deram início neste mês à nova turma dos cursos de Práticas Administrativas e Práticas do Varejo. Criado para capacitar profissionalmente pessoas com deficiência intelectual, o curso tem como principal objetivo ampliar a possibilidade de inclusão desses profissionais no mercado de trabalho.

 

A GS1 Brasil mantém uma parceria com a Associação Nova Projeto desde o início do trabalho, em 2003. "A importância do nosso empenho está em incluir esses profissionais no mercado de trabalho e ampliar suas possibilidades por meio da capacitação adequada, de acordo com a potencialidade de cada um", explica Frederico Bellini Coelho, gerente de Comunicação e Eventos da GS1 Brasil. O executivo reforça que "há um esforço em ampliar as atividades que proporcionem aos alunos o desenvolvimento pessoal e profissional para que sejam componentes ativos da sociedade".

 

Os cursos têm carga horária de 240 horas em três meses de duração. Em "Práticas administrativas", os alunos aprendem serviços internos de escritório, de almoxarifado, atendimento telefônico e recepção. Já em "Práticas no varejo", são passadas noções de empacotador e repositor de mercadorias, embalador, auxiliar de vendas, padaria, hortifrúti e auxiliar de balconista.

 

Responsabilidade social – Desde 2003, 437 alunos participaram do projeto. Destes, 46 já estagiaram na GS1 Brasil. Assim acontece com todos os outros, que são encaminhados para outras entidades ou empresas parceiras da Associação Nova Projeto. As condições de ingresso dos interessados é ser maior de idade, alfabetizado, estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental e ter laudo médico recente.

 

Segundo informações de Monica Wahlbuhl, diretora da Associação Nova Projeto, 80% de todos os alunos que passaram pelo curso permanecem empregados. "É muito gratificante ver que esse trabalho feito de mãos dadas, em grupo, nos proporciona resultados tão positivos. São famílias de baixa renda que passam a ter um integrante colocado no mercado de trabalho. É um benefício muito grande para o aluno, sua família e a própria sociedade, que ganha mais um indivíduo produtivo. É uma mudança no conceito de que essas pessoas não podem trabalhar".

 

Sobre a Nova Projeto

A Nova Projeto é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve programas de educação básica e de capacitação profissional para pessoas com deficiência intelectual. Localizada na zona sul de São Paulo tem por objetivo o acompanhamento educacional e o preparo para o trabalho como instrumento de inclusão social. Começou suas atividades em 2003, sucessora de outra entidade que teve início em 1978. Soma mais de 30 anos de trabalho com uma parcela da população até há pouco discriminada socialmente. Contatos: 11.5505-8929; contatonovaprojeto@terra.com.br