Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksbrasil-o-pais-do-recall

Solicitar código de barras
Compartilhe:
04/02/2014

Brasil, o país do recall

​João Carlos de Oliveira

 
O Brasil bateu o recorde do número de recalls em 2013. No ano passado, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, foram 109 campanhas para produtos que apresentaram algum tipo de defeito, um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. De 2003, quando os números passaram a ser registrados, a 2013, o volume de recalls aumentou mais de 200% e também aumentou a quantidade de setores envolvidos. Antes, basicamente, a concentração era na indústria automotiva, com o tempo passou a abranger também produtos infantis e itens para a saúde, por exemplo.
 
Acompanhe nossas atualizações no Faceb​ook e no LinkedIn.
 
O cenário reforça o fato de as empresas estarem atentas à exigência cada vez maior por parte dos consumidores. Para dar conta de uma situação delicada, em que é preciso retirar do mercado produtos ou serviços que representem perigo à saúde ou segurança dos clientes, é preciso estar preparado. Quanto mais rápida e eficaz for a ação, melhor ela é percebida pelo público.
 
Notícias sobre recall se tornaram comuns nos últimos tempos, como as que envolveram fabricantes de achocolatado, suco e ketchup e exigiram uma ação imediata das empresas. Para que as medidas sejam certeiras, é fundamental ter ferramentas que possibilitem identificar onde ocorreu a contaminação química, biológica ou perda de qualidade durante o processo e retirar logo o produto de circulação.
 
A rastreabilidade é essencial para ajudar a resolver o problema e a identificação do item por meio do código de barras é a base do processo, pois agrega informações adicionais como o número lote, a data de validade ou o peso. Por meio dessa tecnologia, é possível saber todo o percurso que o produto faz até chegar ao destino final, já que permite conhecer a precisa identificação de cada item, sua proveniência e localização. Com essas indicações, caso surja algum problema, é possível encontrar todo o lote contaminado e, se necessário, retirá-lo do mercado em tempo real, além de averiguar a responsabilidade dos envolvidos no processo. O importante é estar preparado para enfrentar e resolver eventualidades, afinal, a preocupação com a segurança e com a saúde dos pacientes e consumidores se torna cada vez mais presente em todo o mundo.​
 
Presidente da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação