Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCadastro-Nacional-de-Produtos-na-nuvem-ajuda-a-otimizar-os-negócios1110-9993

Solicitar código de barras
Compartilhe:
10/11/2014

Cadastro Nacional de Produtos na nuvem ajuda a otimizar os negócios

O Cadastro Nacional de Produtos (CNP) tem atraído cada vez mais companhias que buscam ferramentas para facilitar a gestão e o controle da numeração de itens cadastrados nos padrões globais. A plataforma, desenvolvida pela GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, permite que o empresário cadastre a numeração dos produtos e de suas localizações físicas na web para obter, a partir dela, melhor o gerenciamento, uma vez que as informações estarão reunidas em um mesmo local.


O CNP tem base na internet e substitui o Sistema de Gerenciamento de Números (SGN), que precisava ser instalado no computador do associado. Agora, a ferramenta está em nuvem e proporciona uma série de benefícios aos associados da entidade, entre eles evitar o risco de perda dos itens que ficavam armazenados nos computadores. O cadastro funciona por meio do GTIN (Número Global de Item Comercial) e do GLN (Número Global de Localização).

O GTIN é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1. Também conhecido por código EAN, é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados. Já o GLN é uma referência que identifica qualquer localização legal ou física, funcional ou operacional dentro de uma empresa ou entidade organizacional. Ele pode identificar localizações físicas, tais como: companhias inteiras, subsidiárias, filiais, divisões ou escritórios regionais. Também possibilita localizações funcionais ou operacionais na empresa, caso de um departamento de contabilidade, um armazém ou portão de armazém, um ponto de entrega, um ponto de transmissão ou, até mesmo, indivíduos específicos, quando necessário.

Sobre o Cadastro Nacional de Produtos

BENEFÍCIOS

- Permite reunir em um mesmo local diversas informações sobre o seu produto, facilitando a gestão de sua numeração.

- Evita as perdas das listas de produtos, já que a aplicação está na internet; não sendo necessário instalar na máquina do associado.

- Pode de ser utilizado de qualquer local (desde que se tenha acesso à internet).

- A utilização não tem custo adicional.

FUNCIONALIDADES

- Utilização do prefixo GS1 para chaves de identificação GTIN (Produtos) e GLN (Localizações Físicas): possibilidade de identificar seus produtos e locais de forma independente.

- Geração de Etiquetas: possibilidade de gerar etiquetas EAN-13 para seu produto, para posterior impressão em impressoras comuns.

- Importação de Lista de Produtos: independentemente da ferramenta que a sua empresa utilize hoje para o gerenciamento da numeração, é possível trazer a sua lista de produtos atual para dentro desta ferramenta.

- Geração de Relatórios: extração de relatórios de produtos, de acessos e de localizações físicas, dentre outros.

- Geração de EPC/RFID: possibilidade de gerar os códigos eletrônicos do seu produto.

- Gestão de Usuários: gerenciamento do acesso dos funcionários de sua empresa na utilização da ferramenta.

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 57 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Para saber mais

O canal da GS1 Brasil no YouTube disponibiliza uma série de vídeos com informações sobre o CNP: https://www.youtube.com/playlist?list=PLBdsKh3t6ZQXAjT9C-SO-_gf4ZplQGoAK