Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksConsumidor-ganha-agilidade-na-pesquisa-do-site-JáCotei

Solicitar código de barras
Compartilhe:
20/02/2017

Consumidor ganha agilidade na pesquisa do site JáCotei

O portal web comparador de preços no varejo JáCotei possui um sistema de busca de produtos com base na numeração do código de barras de padrão GTIN (Número Global do Item Comercial), atribuído pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A empresa investiu no ganho da eficiência operacional como o objetivo de evitar digitação do código na elaboração de cadastro interno de produtos. Com essa iniciativa, o site e o seu aplicativo para smartphones automatizaram a vinculação de produtos iguais – mesmos itens comerciais – nas cotações feitas pelo consumidor, já que as pesquisas passaram a usar o código de barras de padrão mundial utilizado na identificação dos itens.

Segundo Antonio Coelho, CEO do JáCotei, "a partir da adoção do GTIN como padrão para identificar produtos iguais captados em todas as lojas cadastradas, passamos a ter a garantia de que fornecemos uma informação segura ao consumidor, que precisa confiar na nossa plataforma para a decisão de compra". O executivo enfatiza o ganho operacional no seu sistema. A integração de uma loja que adota o padrão GTIN na base de dados do JáCotei passou de três dias para duas horas.

Outra variável muito importante no processo de automação é o custo logístico. A partir do momento em que o consumidor compara preços com a certeza de que o produto é o mesmo em todas as buscas, não haverá erro na escolha e nem a possível recusa do mesmo. "Há um ganho considerável ao se evitar a frustração do consumidor ao receber um item que não quer e devolvê-lo à loja por falta de codificação padronizada", pondera Coelho.

"Temos a certeza de que o JáCotei fez a escolha mais acertada, pois a pesquisa a partir do GTIN pelo aplicativo ou pelo site dispõe ao usuário uma ferramenta em tempo real com garantia de o produto ser o mesmo que o da loja física; o que confere ao consumidor mais poder de decisão de compra", explica João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Na nova etapa de modernização da plataforma JáCotei, foram realizadas inovações em três camadas com base no  GTIN. A primeira camada verifica se no banco de dados o GTIN já está cadastrado. Sendo a resposta negativa, o GTIN é separado para a equipe de catálogo analisar. A segunda camada verifica se o GTIN é original usando a ferramenta de validação oferecida pela GS1 Brasil. Já a terceira camada, disponibiliza o GTIN ao usuário para consulta no site ou no aplicativo do JáCotei (www.jacotei.com.br).

O projeto foi contemplado com o XIX Prêmio Automação, promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil em novembro de 2016.

Veja mais detalhes em: https://www.youtube.com/watch?v=td4UsRak9SA