Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Compartilhe:
28/07/2015

 Empresas chinesas adotam Padrão GS1 para aprimorar e-commerce

Uma iniciativa da GS1 China, representante da GS1 global e da ECR China – entidade que atua como facilitadora entre as empresas que buscam aprimorar processos e aperfeiçoar a produtividade em suas relações –, incentivou mais de 40 empresas chinesas de comércio eletrônico a assinar a declaração “E-commerce Joint Proposal on Barcode Application”, que visa aprimorar as vendas do setor e o desenvolvimento dos negócios na China, além de melhorar a prestação de serviços aos clientes.

Entre as empresas que assinaram a declaração estão as gigantes Alibaba e JD.com. O grupo Alibaba atende a mais de 200 países e é dono de sites como o AliExpress, que vende uma variedade de produtos a preços baixos. Já a JD.com é a segunda maior companhia de comércio eletrônico do país, que fornece desde roupas a eletrodomésticos.

A assinatura do “E-commerce Joint Proposal on Barcode Application” entre as empresas visa respeitar o princípio de que cada item comercial deve ter uma identidade única. Ou seja, cada produto deve carregar o seu GS1 GTIN (Global Trade Item Number) identificado por um código de barras.

A partir do momento em que as empresas atribuem o GTIN a seus produtos, cada item passa a ter uma linguagem comum que pode ser fornecida para os parceiros comerciais no mundo todo, a fim de que a cadeia identifique exclusivamente aquele item e facilite a comunicação e compartilhamento de informações sobre o produto.

Para Chenghai Zhang, presidente e CEO da GS1 China e Co-Chair da ECR China, “o código de barras desempenhará um papel importante na modernização e desenvolvimento da logística da China e do comércio exterior”.

Recentemente a GS1 Brasil realizou uma pesquisa com 154 empresas sobre o uso do código de barras e 92% delas revelaram que o código é relevante para as vendas diretas e 81% do faturamento está associado aos produtos identificados com o código de barras. Dentre os códigos padronizados pela GS1, o código de barras é o mais conhecido e mais utilizado no mundo, com mais de 6 bilhões de leitura por dia, o que significa a importância de sua aplicação em qualquer tipo de negócio.