Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksEvento-do-PMA-discute-tendências-do-mercado-de-FLVs

Solicitar código de barras
Compartilhe:
31/03/2017

Evento do PMA discute tendências do mercado de FLVs

No último dia 28 de março, a Produce Marketing Association (PMA), associação internacional, com sede nos Estados Unidos e com filial no Brasil, organizou em São Paulo, na sede da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), um café da manhã (bate-papo com o setor), cujo tema foi "Visão geral do mercado brasileiro de frutas e legumes: estatísticas e tendências".

O evento ocorreu das 9h às 11h, contou com as boas-vindas da vice-presidente do PMA, Nancy Tucker, e da representante do PMA no Brasil, Valeska de Oliveira, e com palestras do superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, dos pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada), Letícia Julião e João Paulo Bernardes Deleo, e do executivo da GS1 Brasil, Nilson Gasconi.

Milan falou sobre o cenário econômico atual e seus impactos no mercado de consumo de alimentos, destacando os FLVs (frutas, verduras e legumes) e o programa RAMA, da Abras, cuja finalidade é garantir a segurança desses produtos, melhorar a eficiência da cadeia e, consequentemente, as vendas.

"O momento tem sido desafiador para o mercado, mas é justamente nestes momentos que as grandes oportunidades aparecem. Gosto muito de uma frase do dramaturgo francês Jean Cocteau, que diz: ‘Ele não sabia que era impossível; foi lá e fez'. Temos muito a realizar e fatores como a busca por uma alimentação mais saudável, associada ao envelhecimento da população, o que reforça essa tendência, abre perspectivas fantásticas para o segmento de FLV no curto, no médio e no longo prazo."

Na sequência, os pesquisadores do Cepea trouxeram números e informações sobre as tendências para o mercado produtor de FLVs. Letícia falou sobre a produção de frutas, enquanto Deleo, sobre hortaliças. Para finalizar, Gasconi, da GS1 tratou da importância da integração da cadeia para o aumento da eficiência, da produtividade e para o entendimento dos anseios dos consumidores, destacando, nesse contexto, a importância dos padrões de registros em todos os elos da cadeia.

Fonte: ABRAS