Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksFacilidade-em-barrinhas

Solicitar código de barras
Compartilhe:
24/09/2015

Facilidade em barrinhas

Códigos de barras são aquele tipo de coisa de que ninguém se lembra até tentar imaginar a vida sem eles. Os que já passaram dos 40 anos devem recordar como era cansativo enfrentar uma fila do supermercado quando o funcionário tinha de digitar, um por um, os preços dos produtos na máquina registradora. Os mais jovens também não devem ter saudade de escrever uma sequência numérica imensa para pagar as contas no internet banking. Mas, graças a esses risquinhos intercalados com espaços, tarefas assim ficaram muito mais fáceis e ágeis de executar.

Ainda mais hoje, quando qualquer celular com câmera e acesso à internet faz as vezes de leitor de códigos de barras. No Brasil, sexto país do mundo em número de smartphones, aplicativos com essa funcionalidade são populares nas lojas da Apple e do Android. O brasileiro PagBoleto, um dos primeiros do tipo no país, já chegou ao primeiro lugar da AppStore, ultrapassando os populares Angry Bird e Instagram. Também nacional, o BoaLista, que faz comparação de preços, foi baixado por cerca de 1,2 milhão de usuários.

Hoje, além de pagamento de boletos de consumo e cobrança, os aplicativos com leitor de código de barras dão as informações nutricionais de alimentos, mostram a bula de remédios, revelam a origem de um produto (se é orgânico e se a embalagem é sustentável, por exemplo), substituem o cartão de embarque e o ingresso em papel e ainda ajudam na dieta, calculando calorias e pontos de alimentos nos apps de programas de reeducação alimentar.

“Nos produtos, o código de barras funciona como uma extensão da embalagem. Cada vez mais, existem exigências de rótulos, as pessoas querem saber se um alimento tem glúten ou lactose, por exemplo. Assim, a embalagem fica limitada. Com a leitura do código de barras, você pode saber tudo isso e até aprender a preparar um produto”, observa Flávia Ponte Costa, coordenadora da Associação Brasileira de Automação — GS1-Brasil.

Para ela, o fato de os celulares desempenharem a função de leitura está aproximando mais o consumidor das informações. “Inclusive, a pessoa tem o poder de decidir que tipo de informação quer”, diz. A GS1, associação sem fins lucrativos, criou um aplicativo gratuito, o Inbar, que captura e interpreta vários padrões de códigos de barras e informa ao consumidor coisas como o processo de produção, a forma de embalagem e os meios de chegar ao fabricante.