Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksgs1-brasil-lanca-nova-versao-do-gepir

Compartilhe:
12/08/2014

GS1 Brasil lança nova versão do GEPIR

​​​A Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil (Fone: 11 3068.6229) lançou uma nova versão do Gepir (sigla em inglês de Global Electronic Party Information Registry), que verifica a autenticidade dos códigos de barras dos produtos a partir de uma base de dados compartilhada mundialmente.

 
Acompanhe nossas atualizações no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.
 

A ferramenta, além de indicar qual é a empresa proprietária do código de barras e apresentar dados como o CNPJ, nome e endereço da associada, também apresentará informações detalhadas de um produto, as quais podem conter descrição do item, marca e até mesmo um link para o site do produto ou do fabricante. Essa nova forma de pesquisa se integra com a ferramenta Cadastro Nacional de Produtos (CNP) da GS1, a partir da qual é possível obter as informações de um determinado produto.
 
O serviço é gratuito e está disponível na página da entidade - www.gs1br.org/gepir​.
 
Basta realizar um cadastro para ter acesso, sem a necessidade de ser associado. Outra opção para os usuários é fazer o acesso por meio de qualquer dispositivo com internet, com funcionamento ininterrupto.
 
"Essa ferramenta beneficia diretamente os mais de 57 mil associados no país, pois ajuda a retirar do mercado produtos contrabandeados e pirateados, que geram uma concorrência criminosa e desleal", disse o presidente da GS1, João Carlos de Oliveira. Códigos de barra que não estão atribuídos a nenhum usuário e constam nos itens disponíveis no mercado podem indicar mercadorias falsas ou mesmo códigos piratas.
 
O Gepir também permite verificar dados de mercadorias fora das fronteiras do Brasil. O serviço possibilita examinar mais de um milhão de empresas em 100 países, graças à base de dados compartilhada. Só serão encontrados, na busca, produtos de associados da GS1, que são os responsáveis pela inclusão das características de cada produto cadastrado.
 
O sistema tem ampla utilização, desde o setor supermercadista, para verificar se a nota fiscal confere com os dados do fabricante, até a Polícia Federal, que tem recebido o auxílio da GS1 Brasil na identificação de mercadorias. A Polícia Federal utiliza o Gepir em operações que têm foco no combate ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à falsificação de produtos submetidos a controle sanitários e ao trânsito de contêineres.​