Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGS1-Brasil-no-Jornal-Nacional

Solicitar código de barras
Compartilhe:
08/05/2015

GS1 Brasil no Jornal Nacional

Tecnologia do exterior promete acabar com filas em mercados do Brasil 

Uma feira em São Paulo mostrou como as compras no supermercado vão se transformar com a tecnologia que vem aí.
O supermercado com muitas caixas e filas, está com os dias contados. É que novas tecnologias já usadas no exterior, agora estão sendo testadas aqui no Brasil.
A promessa da maquininha é eliminar as filas. Depois de fazer um cadastro no mercado, o consumidor retira um dos aparelhos.
Antes de colocar o produto dentro do carrinho, deve-se pegar a maquininha e apontá-la para o código de barras. O valor do produto aparece na telinha e, a partir desse momento, ele também já está na conta do supermercado. Se o consumidor se arrepender, é só apertar o sinal de menos, apontar de novo para o código de barras e este produto sai da conta.
Na hora de pagar a compra, o leitor de mão transfere as informações para o caixa, que logo emite a nota fiscal.
“Na Europa, são mais de 600 lojas já utilizando esse equipamento”, diz Silvio Souza, diretor comercial.
O autoatendimento deverá estar cada vez mais presente nos mercados brasileiros. O próprio consumidor vai passar os produtos no scanner, colocar na bolsa, pagar e levar para casa.
Você já comprou produto vencido? O código de barras vai trazer cada vez mais informações, como a data de validade. E quando chegar no caixa, o sistema logo avisa que o produto está vencido. E ele nem sai do mercado.
“Você vai vir até minha loja, comprar um produto, e te dou a garantia que você não vai ser lesado em nenhum momento, principalmente em relação a data de validade”, diz Marcelo Oliveira Sá, assessor de soluções de negócios  GS1 Brasil.
“A gente tem cada vez menos tempo, então temos que procurar essas soluções pra facilitar a vida do consumidor. A gente percebe assim: não tem volta, a tendência é essa e, em breve, o Brasil vai estar acompanhando”, diz José Flavio Fernandes, diretor de tecnologia da Apas.

Fonte: G1 - Jornal Nacional 

Clique e assista a reportagem