Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksgs1-databar-2

Solicitar código de barras
Compartilhe:
09/05/2013

GS1 DataBar

​​​Em uma visita técnica na sede da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação em São Paulo, a entidade, a RR Etiquetas, a TOTVS, a Toledo do Brasil e a Intermec demonstraram a supermercadistas mineiros um sistema inédito no país, que emite e imprime a etiqueta de código padrão GS1 DataBar para reconhecimento da data de validade de produtos perecíveis.
 
Acompanhe nossas atualizações no Facebook e no LinkedIn.
 
Em 26 de abril, pela primeira vez, foi exposta a solução composta pelo ERP e PDV da TOTVS, a balança Prix 5 Plus Toledo com módulo de gerenciamento de vendas, os leitores lineares de código de barras e 2D SG-20 da Intermec, as etiquetas adesivas da RR Etiquetas e o código GS1 DataBar para um grupo de representantes dos supermercados de Minas Gerais. Ainda em versão preliminar, o sistema orienta o reconhecimento da data de validade de produtos perecíveis pelas etiquetas, que são impressas pela balança quando os produtos são pesados e embalados nos supermercados. A etiqueta impressa com o código padrão GS1 DataBar carrega as informações do produto, a data de validade e as transmite para o sistema do caixa (checkout) quando é lida. 
 
Ao chegar ao checkout, caso o produto perecível tenha passado do prazo de validade, o sistema mostra uma mensagem na tela da operadora de caixa, impedindo a efetivação da venda. Além de automatizar o processo e tornar mais ágil a operação de checkout, o sistema garante a segurança do consumidor. “Nosso objetivo é facilitar o trabalho na cadeia de abastecimento e evitar transtornos ao comércio e ao consumidor em possíveis reclamações por aquisição de produtos irregulares”, afirma Rodrigo Souza, assessor de negócios da GS1 Brasil. 

Souza explica que demonstrar o sistema aos supermercadistas de Minas Gerais, que participavam em São Paulo de visitas técnicas, é o início de uma programação que tem o objetivo de disseminar o uso do padrão GS1 DataBar. “Os produtos perecíveis manipulados nos supermercados têm de ser etiquetados, obrigatoriamente. Então, adotar um código que já informe a data de validade só trará benefícios”, explica o assessor. Os supermercados mineiros que participaram da visita técnica à sede da GS1 Brasil são Casa Rena, Super Box, Sales Supermercados, Super VIVO, Rede Opa, Supermercado Prado e Amis. 

De acordo com as empresas que criaram o sistema em parceria com a GS1 Brasil, uma das vantagens do sistema é que preserva o investimento em equipamentos de automação comercial dos supermercadistas. Será necessária apenas a instalação de alguns módulos de software e hardware que imprima o código padrão GS1 DataBar. A adoção do código não quer dizer que os tradicionais códigos de barras EAN/UPC serão substituídos. Todos se complementarão. Cada um terá uma aplicação específica. 

A GS1 Brasil disponibiliza aos seus associados e à comunidade de negócios toda orientação sobre o GS1 DataBar por meio de materiais técnicos, guias, assessoria técnica, FAQs (perguntas e respostas), cursos e formação de grupos de trabalho setoriais.