Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksIsofarma-implementa-código-GS1-DataMatrix-nos-medicamentos-para-a-segurança-do-paciente-

Solicitar código de barras
Compartilhe:
17/03/2015

Isofarma implementa código GS1 DataMatrix nos medicamentos para a segurança do paciente

O GS1 DataMatrix é um padrão internacional de formatação da informação, recomendado para o setor da saúde, com capacidade de armazenamento de grande quantidade de dados, como data de vencimento, lote, números seriais, entre outras informações fundamentais para o setor. 

Com a adoção do código, a Isofarma passou a identificar os medicamentos individualmente em suas embalagens, incluindo as seguintes informações: Identificação do item; GTIN – número global do item comercial; Data de validade; Número do lote. 

O projeto piloto teve por finalidade testar o domínio dos conceitos da codificação Datamatrix, estudar o impacto real da implantação efetiva nas linhas de produção e garantir o fornecimento de produtos com qualidade aos clientes. O sucesso do projeto piloto foi alcançado devido às parcerias firmadas com grandes hospitais e com a Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil (Fone: 11 3068.6229). Por meio desses parceiros, foram recebidos diversos feedbacks positivos sobre os produtos desenvolvidos, como benefícios na leitura – adequação do local e do tamanho na impressão, por exemplo.

Parceria

O projeto, coordenado pelo Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, SP, e a GS1 Brasil, foi realizado sob demanda do mercado e do próprio hospital. A GS1 Brasil ofereceu todo apoio e suporte técnico para a definição e adoção do padrão GS1 DataMatrix.  Para que o projeto se tornasse operacional e rotineiro, foram feitas parcerias com hospitais de referência nacional e internacional, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Sírio-Libanês, Santa Joana Pro Matre e Hospital Moinhos de Vento. Todas essas instituições são fortes influenciadoras dos benefícios da rastreabilidade de medicamentos por meio do código GS1 DataMatrix. O projeto contou com a adequação do sistema de codificação de rótulos, além de treinamentos técnicos in company e assessoria na implantação da qualidade de código de barras. Foram adquiridos equipamentos como impressoras compatíveis com a geração e a impressão de códigos bidimensionais e leitores de códigos de barras compatíveis com a leitura de códigos de barras bidimensionais GS1 Datamatrix.  E, por fim, a adequação do layout de rótulos para disponibilizar a impressão do código bidimensional GS1 Datamatrix.

Benefícios

O uso do GS1 DataMatrix na embalagem primária dos produtos Isofarma - doses unitárias de medicamentos - oferece benefícios para as operações hospitalares e segurança ao paciente, como: diminuição de erros de medicação; redução de custos mensuráveis – eliminação do processo de unitarização, seguido de reembalagem e reetiquetagem; melhor eficiência dos programas de gestão de estoque; rastreabilidade; prevenção da falsificação de medicamentos; referência pelo diferencial dos produtos; e aumento da competitividade.