Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksleitores-de-codigos

Compartilhe:
27/05/2013

Leitores de Códigos

OMA.jpg 

A GS1 e a Open Mobile Alliance (OMA) se uniram para habilitar as funcionalidades incorporadas diretamente nos dispositivos móveis para leitura do código de barras. Isto tornará mais fácil para os desenvolvedores de aplicativos permitirem que seus aplicativos façam a leitura e se conectem ao conteúdo confiável.  

 
Acompanhe nossas atualizações no Facebook e no LinkedIn. 

"Os dados móveis estão crescendo de forma exponencial e a leitura do código de barras é um incentivador essencial para o consumidor acessar os dados e para os donos das mídias envolverem os usuários. Hoje em dia, o setor está trabalhando com um ecossistema de códigos de barras que é fragmentado por soluções não padrão. Esta especificação possibilitará ao desenvolvedor de aplicativos inovar no setor de publicidade móvel e de mCommerce, permitindo que as empresas desenvolvam aplicativos escalonáveis e interoperáveis", comentou Bryan Sullivan, Vice-Presidente do Conselho Diretor da OMA. 

A GS1, a organização de padrões da cadeia de suprimentos, gerencia o sistema de códigos de barras do produto utilizados por cerca de 2 milhões de empresas em bilhões de produtos em todo o mundo. A OMA, a organização dos padrões móveis, é reconhecida por uma grande variedade de especificações e interfaces de programação de aplicativos (APIs) para habilitar os serviços móveis. Estes incluem o OMA DM (gestão do dispositivo), que foi implantado em mais de 1,4 bilhões de dispositivos. As duas organizações vêm trabalhando juntas desde 2011.
 
A GS1 e a OMA vão desenvolver uma nova especificação para alavancarem os padrões GS1 e OMA existentes. Ela permitirá aos fabricantes de dispositivos móveis e operadores desenvolverem dispositivos móveis com os seguintes recursos-chave para a leitura de código de barras:
 
• leitura universal dos códigos de barras padronizados; 
• recurso de leitura do código integrado e acessível aos usuários manualmente por meio da câmera do dispositivo e, também, para aplicativos graças a uma API da Web exposta no dispositivo de leitura;
• conexão inteligente de códigos de barras com conteúdo confiável, fornecido pelos donos dos códigos de barras;
•  suporte para coleta de análises do usuário incluindo localização em uma base com a opção de inclusão. 

Para desenvolvedores de aplicativos a especificação irá simplificar e acelerar a implantação de aplicativos que usam o código de leitura, fornecendo:
• integração mais flexível da leitura do código nos aplicativos;
•  experiência do usuário contínua e mais consistente com tempo reduzido no mercado: padrões e instrumentos comuns reduzem custos de complexidade e desenvolvimento.

Finalmente os consumidores serão beneficiados por meio de uma nova geração de aplicativos mais intuitivos. "Cada vez mais os consumidores estão usando dispositivos móveis para pesquisar e comprar produtos. Essa nova especificação permitirá que mais consumidores tenham acesso às informações precisas e confiáveis acerca dos produtos, para ajudá-los com sua vida no dia a dia", disse John Phillips, SVP Customer Supply Chain and Logistics (Sênior Vice-Presidente de Logística e da Cadeia de Suprimentos do Cliente) da PepsiCo.

As duas organizações pretendem lançar a nova especificação em 2014 e incentivar as empresas a participar ativamente no processo de desenvolvimento este ano. A lista inicial de empresas participantes inclui Fujitsu, NEC e AT&T. Para participar dessa atividade, entre em contato com Cameron Green (cameron.green@gs1.org) ou Kennie Kwong (kennie.kwong@att.com​). 
 
Códigos Móveis e Painel de Discussão NFC: 6 de junho de 2013, Dublin, Irlanda
O seminário da OMA foi organizado para reunir líderes importantes na área de Big Data (Sobrecarga de Dados) tal como eles se relacionam com o mCommerce e a publicidade móvel, para discutir o ecossistema e fazer recomendações sobre o potencial para novos padrões ou práticas recomendadas, que podem ajudar a estimular a inovação, o crescimento do mercado  e a maior satisfação do usuário final. Os participantes do painel analisarão a maneira cujas marcas como QR codes e NFC, combinadas com a funcionalidade do dispositivo móvel, podem levar a serviços aprimorados. Os participantes podem participar pessoalmente ou por meio do webinar interativo transmitido ao vivo, que permitirá fazer perguntas aos participantes do painel. A presença é gratuita para os associados da OMA e para um número seleto de convidados. Os interessados devem em contato com Elizabeth Rose no erose@omaorg.org. Consulte o link: http://www.omaevents.org/ para se registrar para o webinar.​